Climbing for a Reason: A iniciativa com profunda implicação cultural e social no Paquistão

O documentário sobre o projeto Climbing for a Reason para lembrar o montanhista chileno Juan Pablo Mohr Prieto, que desapareceu no K2 junto com John Snorri e Ali Sadpara há pouco mais de um ano, está disponível para visualização.

O documentário é protagonizado por Tamara Lunger e Wafaa Amer, que junto de uma pequena equipe viajaram para o vale de Shigar, no Paquistão, para realizar um projeto que era fortemente apoiado pelo montanhista chileno Juan Pablo Mohr.

Climbing for a Reason é uma organização sem fins lucrativos co-fundada por Luis Birkner e Mateo Barrenengoa, que se esforçaram para levar a escalada a comunidades carentes de todo o mundo. A iniciativa envolveu o ensino de escalada para as meninas e meninos do vale, a construção de uma parede de escalada, a conquista de algumas falésias, oficinas de nós e a doação de equipamentos e roupas.

Tudo isso para oferecer, através da escalada, uma nova oportunidade à população local, a partir dos recursos de sua terra. O documentário foi gravado em agosto de 2021, quando Birkner e Barrenengoa visitaram Daskoor com Tamara Lunger e a escaladora ítalo-egípcia Wafaa Amer a região.

Ao longo de três semanas, desenvolveram a primeira área de escalada da região com 19 novas vias esportivas de dificuldade até 7c brasileiro e construíram uma parede de escalada pública com mais de 500 agarras. O grupo também ensinou práticas de segurança na escalada e doaram equipamentos de escalada suficientes para durar anos para a comunidade.

Climbing for a Reason também ajudou os moradores locais a iniciar um clube de escalada, o primeiro no vale de Shigar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.