Livro da semana: “Classic Hikes of the World” – Peter Potterfield

No início da popularidade das redes sociais, as listas garantiam aumento de visitação para muitos veículos. O mais famoso deles foi o Buzz Feed, eternizou o estilo de fazer listas das melhores, ou piores, alguma coisa. A partir de então muitas listas foram criadas e publicadas a esmo. Muito antes disso, o autor Peter Potterfield já teve o trabalho de reunir quais seriam os trekkings mais clássicos do mundo.

Apesar de muitas pessoas usarem o adjetivo “clássico” de maneira errada, designando algo como muito algo imperdível, o banalizou. O verdadeiro significado é que se destina a algo que corresponde a padrões considerados perfeitos e intemporais em uma determinada época.

Mas o que é um clássico e o que faz com que uma rota de trekking torne-se um? É subjetivo debater esse assunto, pois há uma enorme variedade de definições que as pessoas consideram que fazem parte dessa categoria especial. No livro “Classic Hikes of the World: 23 Breathtaking Treks”, Pete Potterfield selecionou os principais trekkings do mundo a partir da sua própria experiência. O autor caminhou e fotografado centenas de trilhas para chegar a essa seleção de grandes clássicos do trekking mundial.

As aventuras descritas no livro variam de pernoites de fim de semana, passando por viagens de quatro dias em cabanas, até jornadas épicas que levam algumas semanas para completar. Nenhum requer habilidade técnica de montanhismo, portanto o critério usado pelo autor é o fator sensorial e emocional. O livro procura cobrir detalhes sobre as condições do caminho, níveis de dificuldade, melhores épocas, estratégias de aproximação, perigos e mapas.

Na sua seleção, as caminhadas selecionadas incluem: John Muir Trail (EUA), Wonder Lake a McGonagall Pass (EUA), Tour de la Vanoise (França); Kungsleden (Suécia); K2 Base Camp (Afeganistão), Borda do Grand Canyon (EUA), Monte Kilimanjaro (Tanzânia), Cerro Fitz Roy (Argentina) e Travessia Shackleton (Islândia).

Obviamente que na lista de Peter Potterfield faltam muitas outras. Mas antes que alguém proteste, importante lembrar que ao menos o norte-americano teve o trabalho de reuni a informação útil de cada um destes e disponibilizar em um livro. Portanto, caso alguém acredite que esta lista deva ser revista, o melhor caminho é fazer o mesmo que ele e publicar sua própria obra.

  • Título: Classic Hikes of the World: 23 Breathtaking Treks
  • Autor: Peter Potterfield
  • Edição:
  • Ano: 2005
  • Número de páginas: 224
  • Editora: W. W. Norton & Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.