Cinco dicas para não se perder na montanha

Cinco dicas para não se perder na montanha. Em suma, ser muito observador para tirar referências permanentes de todos os lugares por onde passarem e também se lembrar deles. Esta é uma forma segura de não se perder nas montanhas.

Nunca se perder ao sair para as montanhas, especialmente se estiver acompanhando um grupo ou for responsável por ele. Enquanto é paradísica a conexão com a montanha, caso se descuide, pode se perder e tornar a experienciar um caos. Confira as dicas a seguir.

Cinco dicas para não se perder na montanha

Como dito, pouco custa para uma experiência passar de gratificante para desagradável. Bom reforçar que não basta olhar as fotos do local antes iniciar sua caminhada. Um bom preparo, planejamento e referências são alguns dos pontos pelos quais seguiremos.

Materiais adequados

Parece bobagem, mas é o que fará a diferença na hora de ter uma boa experiência e segurança.

Existe uma série de equipamentos que sempre devem ir na mochila, como mapa, bússola e o mais importante, saber usar no campo.

Plano

O planejamento ajuda a antecipar possíveis incidentes. Ter em mente ao menos onde começa e a duração aproximada de cada etapa do percurso ajuda a manter um controle da viagem.

Sem contar que hoje em dia é bem mais fácil criar rotas e calcular durações com Google Maps, Wikilock, entre outros.

Preparo

Prepare-se tanto física quanto psicologicamente. E mais: a preparação mental é, sem dúvida, o que fará a diferença no resultado da sua atividade. Obviamente que quanto mais bem preparado fisicamente você estiver, mais confiança e controle sobre a atividade você terá.

Mas se não fizer o preparo psicologicamente, quebrando barreiras de ego ou timidez ao compartilhar dúvidas e medos com os parceiros de viagem, por exemplo, sua preparação não será a melhor possível. Lembre-se de que tudo é treinável, inclusive a mente.

Referências

Antes de sair para a sua atividade, estabeleça pontos de referência, com informações que possam orientá-lo. O itinerário deverá ser traçado em mapa topográfico, que será levado durante o passeio.

É sempre aconselhável levar mais de um tipo de informação, guia, mapa, google… isso evitará surpresas. Prepare cada saída como se você fosse o responsável.

Cada membro do grupo deve saber se orientar nas montanhas. Em caso de emergência, cada montanhista deve poder retornar sozinho.

Previsão do tempo

Saber que tipo de clima a área tem, especialmente se for propensa a neblina. De fato, a neblina dificulta muito a orientação e não se perder nessa situação se torna um desafio.

Hoje existem aplicativos como o Ventusky que fornecem previsões por hora em seu formato gratuito. Em resumo, a aplicativo até liberou a previsão de temperatura, vento e chuva na versão móvel.

Enfim, o excesso de autoconfiança é o mais perigoso dos riscos, nunca tome nada como garantido. Sejam cautelosos mesmo em lugares conhecidos para evitar uma viagem frustrante.

Foto destaque: tamara garcevic /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.