Ciclone Tauktae atinge o Monte Everest e pode fazer brasileira adiar ataque ao cume

Desde que atingiu a costa oeste da Índia, há dois dias, o ciclone Tauktae, com ventos de até 210 km/h, causou estragos. Milhares de pessoas já foram retiradas de duas áreas e ao menos 12 já morreram por causa do ciclone. Agora, o ciclone está atingindo o Himalaia.

O Departamento de Turismo do Nepal emitiu um alerta para as pessoas nas montanhas, aconselhando que se abriguem dos ventos do ciclone Tauktae. O alerta segue um aviso anterior da Divisão de Previsão Meteorológica do Nepal. Apesar disso, algumas equipes continuam planejando uma tentativa de ataque ao cume, esperando que as condições melhorem em breve.

Ciclone Tauktae

A montanhista brasileira Aretha Duarte, que está no Acampamento Base do Monte Everest desde abril e aguardando uma janela de bom tempo há 11 dias, anunciou por meio de suas redes sociais que iniciaria hoje, 18 , o ataque ao cume. Diante do alerta do Departamento de Turismo do Nepal, muito provavelmente, ela terá de adiar seus planos.

Mais de 100 pessoas já escalaram o Monte Everest em 11 e 12 de maio, após a abertura da via de escalada em 7 de maio. Mais montanhistas estão optando pela escalada em 20 de maio na esperança que o tempo melhore.

Sherpa morre

Ciclone Tauktae

Pemba Tashi Sherpa, um jovem guia sherpa que trabalhava com a equipe Climbing the Seven Summits, morreu no Monte Everest enquanto descia do acampamento 2 para o acampamento 1. Os detalhes do óbito ainda são foram divulgados.

O número de mortos no Monte Everest chega a três nesta temporada. De acordo com o Himalayan Times, seu corpo foi aparentemente resgatado de de uma fenda. Pemba Tashi, de 27 anos, já havia escalado o Everest cinco vezes.

empresa ainda não mencionou publicamente a perda de seu membro da equipe. De acordo com o periódico, está em andamento planos para transportar o corpo do sherpa o mais rápido possível.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.