Chris Sharma assina patrocínio com a Tenaya

O patrocínio possui papel fundamental na carreira de qualquer atleta. Praticar qualquer esporte em alto nível não é barato. Os equipamentos e gastos comuns para tudo que o atleta necessita, é um investimento caro, pois periodicamente o equipamento deve ser substituído. Portanto, quando alguém se dispõe a tornar-se atleta profissional, é determinante que tenha um patrocínio.

Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada, um artigo sobre como conseguir patrocínios no universo outdoor é dos mais lidos. Entretanto, cabe lembrar que a contrapartida do patrocínio é a divulgação que o atleta executa. A divulgação sempre deve ser proporcional ao investimento: maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia. Atleta que não está na mídia, seja por qual for o motivo, apenas investindo em postagens em redes sociais “não existe”.

O patrocínio e exposição na mídia andam juntos. Como muitos atletas do universo outdoor acreditam que não necessitam de qualquer mídia, o que evidentemente estão errados, geralmente não possuem qualquer patrocínio por esta postura. A escassez de procura de patrocinadores prova isso a quem duvidar do contrário.

Um dos escaladores mais midiáticos do universo outdoor é Chris Sharma. O norte-americano é com toda certeza, dos que melhores sabe usar o patrocínio e mídia. Na semana passada o escalador assinou contrato de patrocínio com a Tenaya, marca de sapatilhas espanhola. A empresa vem investindo pesado em ações de marketing, patrocinando vários atletas com boa repercussão na mídia.

No Brasil, por exemplo, apesar da empresa praticamente não estar disponível em lojas e sequer anunciar em veículos, já fechou patrocínio com dois escaladores brasileiros: Eliseu Frechou e Felipe Camargo. O investimento em aparecer em mídias especializadas, ou mesmo apoiar eventos do esporte parece não fazer parte do interesse de quem representa a marca no Brasil.

Internacionalmente, os modelos da Tenaya, que ainda não estão disponíveis largamente em lojas do Brasil, vêm ganhando vários elogios de veículos de mídia nos EUA e Europa. Um evidente investimento maciço em marketing para difundir a marca entre o público-alvo (ao menos em grandes mercados).

O norte-americano Chris Sharma, que atualmente mora em Barcelona, foi patrocinado durante grande parte do início de sua carreira pela americana Five Ten. Com a marca encadenou várias das vias mais famosas de sua carreira como “Biographie” (primeiro 9a+ francês da história do esporte) e “Dreamcatcher” (graduada em 5.14d norte-americano) em Squamish (Canadá).

Após este período, que renderam muitos filmes na época de ouro da produtora “Big Up”, as produções “Dosage”, “Rampage”, e outros “age”, fizeram a felicidade da comunidade de escaladores. Depois disso assinou com a marca recém criada Evolv, que o patrocinava até os dias de hoje, em um período de quase 10 anos. Na marca, Sharma era responsável pelo design de alguns modelos (Shaman, Pontas e Nexxo), além de ter um papel importante na empresa.

Agora com sua terceira marca, Tenaya, o norte-americano desta vez assina com uma marca fora de seu país. Desta maneira, junto da academia de escalada que leva seu nome em Barcelona, Sharma torna-se o grande nome da marca no maior mercado consumidor do mundo, que é os EUA.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.