Chinesa quebra o recorde de ascensão mais rápida ao Monte Everest

A montanhista de Hong Kong Ada Tsang Yin-Hung se tornou a mulher mais rápida a escalar o Monte Everest (8.849 m ). Yin-Hung diminuiu a marca anterior em mais de 13 horas, que pertencia à nepalesa Phunjo Jhangmu Lama em 2018.

Lama levou 39 horas e 6 minutos desde que o Acampamento Base do Everest e atingiu o topo em 39h06min. Ada Tsang Yin-Hung saiu do Acampamento Base do Everest (5.300 m) às 13h20min no sábado, 22 de maio e atingiu o cume às 3h10 da tarde de domingo estabelecendo 25 horas e 50 minutos, conforme anunciado pela Dreamers Destination Treks and Expedition.

Em maio de 2017, Ada Tsang Yin-Hung já tinha se tornado a primeira mulher de Hong Kong a subir o Monte Everest. Em 2019, ela repetiu o cume com outros dois escaladores chineses: Ma Liyamu, da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, e Sun Ning, da província de Henan.

Hung tentou chegar ao cume em 12 de maio, mas o vento forte e a neve a forçaram a abortar o cume quando atingiu 8.700 metros.

O recordista absoluto do Monte Everest

Monte Everest

O recorde absoluto de ascensão mais rápida ao Monte Everest pertence ao catalão Kilian Jornet, que em 2017 fez o tempo de 17 horas desde o Campo Base Avançado até a cume, escalando sem cordas fixas ou oxigênio suplementar. O feito foi publicado em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada na época.

Aproximadamente 15 a 20 minutos mais baixo do que os recordes estabelecidos por Hans Kammerlander e Christian Stangl em 1996 e 2006, respectivamente. Porém, como descrito em artigo exclusivo na Revista Blog de Escalada, o recorde de Kilian Jornet foi contestado.

Algumas inconsistências de dados em sua trilha de GPS, além dos depoimentos relatados, foram suficientes para que a dúvida seja resolvida. Dan Howitt, um jornalista norte-americano, estava particularmente interessado em todas essas inconsistências, mas apenas fez acusações baseadas em circunstâncias e nenhuma prova concreta.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.