China fecha seu acesso ao Monte Everest para a temporada 2020

Foto no topo: Edson Vandeira

A China anunciou como uma medida para evitar contágio de Coronavírus no acampamento base do Monte Everest (8.848 m), não serão permitidos escaladores na montanha nesta temporada. A China controla o acesso ao Monte Everest do lado tibetano.

Dentre as alegações divulgadas pelo governo Chinês está a dificuldade de tratamento e evacuação de eventuais contaminados. Portanto, nenhuma expedição poderá subir do lado norte do Monte Everest neste ano.

De acordo com o comunicado de imprensa, o estresse respiratório das grandes altitudes aumentaria os perigos de contágio pelo novo coronavírus. Além disso, o acampamento base seria altamente suscetível à disseminação se alguém já chegasse com o vírus.

As informações não fazem referência a outras montanhas tibetanas, como Cho Oyu (8.201 m) ou Shisha Pangma (8.013 m), embora seja mais do que provável que esses picos também estejam incluídos no decreto.

Nepal restringe entrada de europeus

A Organização Mundial da Saúde tenha colocado o Nepal em risco “muito alto” de um surto de Covid-19. Até o momento, o Nepal não tomou nenhuma decisão e, de acordo com o jornalista Alan Arnette, o primeiro-ministro disse no mês passado que “O Nepal está livre de coronavírus”.

Entretanto, autoridades nepalesas acrescentaram novas medidas de visto para viajantes de oito países que experimentam os níveis mais altos do coronavírus. Agora, visitantes de oito países, China, Irã, Itália, Coréia e Japão, além de França, Alemanha e Espanha devem obter seus vistos em seu país de origem antes de chegar ao Nepal.

As novas regras não impedem que os visitantes venham ao Nepal, apenas adiciona uma etapa adicional antes de deixar seu país de origem. Além disso, por omissão, não afeta outros países.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.