Após se classificar na primeira colocação para as finais de boulder, o brasileiro Cesar Grosso terminou o Pan-americano de Escalada Esportiva na segunda colocação, após uma emocionante disputa com o chileno Jesus Gonzalez.
“Foi uma prova bem acirrada e o resultado se deu em detalhes: uma troca de mão, uma pisada, uma juntada”, comentou o brasileiro após a prova.
Ambos os atletas completaram dois, dos quatro boulders da final e conseguiram o mesmo número de “agarras bônus”. Mas o brasileiro teve uma tentativa a mais no bônus, o que gerou a diferença entre eles. Na terceira colocação ficou Manoel Escobar, da Venezuela. Veja boulder a boulder como foi a disputa.
Feminino – No feminino, a vitória ficou com a norte-americana Francesca Metcalf, seguida por sua compatriota Sasha Digiulian e pela equatoriana Carolina Rosero, de apenas 16 anos.
“Fiz um treinamento intensivo para essa prova. Foram cinco dias por semana durante um mês. O nível das competidoras estava muito alto e as vias estavam muito boas. A última da final, especialmente, não é muito o meu estilo, mas me dei bem”, disse Metcalf, que quer vir ao Brasil para escalar.
Já a jovem Carolina estava muito feliz com o resultado, principalmente por ver o esporte evoluindo em seu país. “A escalada está desenvolvendo bastante pois estão organizando competições, então mais pessoas começam a se interessar e treinar”, disse ela. “Essa prova foi bem dura, com um nível muito alto”, completa.
fonte: http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/notícias/index/id/28190

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.