Cerro La Torta: O túnel de gelo que somente pode ser visitado poucos dias por ano

Para quem procura conhecer lugares diferentes, a Patagônia é uma excelente opção. Muito longe dos lugares mais badalados por turistas, como Bariloche, Torres Del Paine e El Chaltén, a cidade de Esquel guarda surpresas muito interessantes.

Próximo à cidade existe o Parque Nacional Los Alerces, uma opção belíssima de trekking, que oferece a travessia dos lagos como principal atrativo. Na região do parque está uma atração punica e que somente pode ser apreciada poucas semanas por ano: O Túnel de Gelo. O túnel de gelo do Cerro La Torta é formado por esta época do ano e dura somente até as primeiras semanas de fevereiro. O túnel de gelo, formado por um fenômeno natural, pode ser visitado apenas uma vez por ano. Em média o túnel fica disponível para visitação por cerca de 20 dias.

O túnel consiste de aproximadamente 100 metros de comprimento por 10 de diâmetro e é formado naturalmente (embora nas fotos pareça o contrário). O túnel de gelo é formado pelas condições climáticas e geográficas da região, que acumula neve de todo o ano próximo a uma cachoeira de 45 metros de altura formada pelo córrego Irigoyen, em uma parte do Parque Nacional Los Alerces.

Com a incidência do sol, o gelo sofre um processo de descongelamento inverso (de dentro para fora). Este descongelamento inverso forma um túnel natural. Tudo isso a 1.900 metros acima do nível do mar. O acesso ao túnel de gelo Cerro La Torta é um pouco complicado e deve ser feito somente com guias. A Excursão dura até seis horas no total. Durante o passeio é possível observar ainda paisagens típicas da cordilheira patagônia e os vales.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.