Censo de montanhismo: o que precisa saber para participar?

Deseja que seu e-mail seja lido no podcast? Escreva para [email protected]

Se alguém perguntar qual o tamanho da comunidade de montanhistas no Brasil, você saberia responder?

Quando você ou seus amigos tentam elaborar um projeto de um evento social (como um encontro de montanhistas, ou uma mostra de cinema de montanha), saberia mensurar quanto gira de dinheiro a comunidade de montanhismo?

Saber o tamanho da comunidade de montanhistas é fundamental para que se consiga patrocínio de empresas privadas ou do poder público.

Mas praticamente ninguém sabe esta informação de maneira precisa.

Há somente estimativas, mas de fato não há mensuração da comunidade de praticantes de esportes de montanha. Um pecado mortal na era da informação.

Para saber com exatidão estes dados, é necessário um censo demográfico. Em outras palavras contar com a boa vontade e benevolência de montanhistas querer serem mensurados. No Brasil, por causa de vários aspectos culturais dos praticantes de montanhismo e escalada em território nacional, o censo possui números pouco críveis quando se fala em montanhismo.

Ao todo, já foram realizados outros cinco censos, sendo o primeiro em 1998 e o último em 2015. Todos com participação tímida, que nunca chegou a 1500 participantes. Desde os primeiros dias deste ano de 2021, capitaneado por Giselle Melo (presidente da FEMEMG), está sendo realizado uma nova tentativa: O Censo Montanhismo 2020.

O objetivo dele é, de uma certa maneira, fornecer informações sobre aspectos socioeconômicos a respeito dos praticantes do esporte no Brasil. Nos EUA e Europa, por exemplo, este tipo de iniciativa é frequentemente realizada para mensurar o potencial da indústria de esportes de natureza.

Com estes dados, é possível planejar investimentos em eventos, estabelecimentos e, obviamente, tipos de equipamentos.

Por isso no episódio de hoje vamos falar sobre o Censo Montanhismo 2021.

Participantes

  • Giselle Couto | @gisamelo100


Áudios enviados

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.