Conheça Cavallers – O paraíso escondido para escaladores na Espanha

Escrito em parceria com: Caitlin Hume

Bastante conhecido pela escalada esportiva na região de Lleida,  localizado nos Pireneus espanhóis, Cavallers também é um “playground” de boulders de granito rodeado de grama por todos os lados. Reglete em aderência, abaulado no negativo, travessias, uma gama enorme de níveis de dificuldade, cachoeiras, rio…

O que mais alguém pode querer quando sai da cidade por um final de semana para praticar boulder?

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Somente a 3 horas e meia de Barcelona, é um destino comum dos amantes da caminhada, especialmente espanhóis e franceses, pela proximidade da fronteira entre os dois países. Nos finais de semana e meses de verão, esse lugar mágico, fica “populado” por escaladores.

No entanto, sobra espaço para todo mundo nos seus diversos setores, cada qual com sua beleza e características próprias. Não é incomum ver crash pads ambulantes nos vastos campos verdes, justo embaixo da imponente represa que delimita a parte superior do vale.

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Não importa se você escala no bosque tentando fugir do sol, ao lado da represa que é perfeito para um banho na água gelada vinda das montanhas, ou no “pasto”, muitas vezes com vacas como seu vizinho mais próximo, com certeza, você alucinará nesse lugar.

Como uma amiga me disse uma vez, “é sobre a comunidade, as pessoas que você conhece, as histórias e caminhos que se cruzam, a frustração e alegria divididas, e viver a natureza. O seu lugar, o seu propósito se torna muito mais claro e libertador quando é só você, a pedra e a família“. Essa sensação de liberdade, comunidade e propósito, senso comum dentro da comunidade da escalada, é precisamente o que você encontra enquanto em Cavallers.

Cavallers-4

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Situado a aproximadamente 1.780 metros de altitude, esse se torna um dos melhores lugares para escalar durante o “caliente” verão espanhol. Então, independente se você está numa sombra fresquinha ou no sol escaldante, você ainda consegue escalar. Com poucas pessoas ao redor exceto alguns “crash-pads”, talvez o cachorro de outro escalador e alguns amigos, Cavallers, certamente, faz a cabeça mesmo dos escaladores mais reservados.

A quantidade de problemas por boulder é imensa, com grande qualidade que não desaponta os mais exigente e experientes, e a grande variedade de problemas garante a felicidade mesmo dos escaladores novatos.

Cavallers-1

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Inspirado pela zona, dois grandes amigos conversavam sobre comprar uma casa em uma cidadezinha perto desse paraíso. Um deles disse: Eu adoraria comprar uma casa perto de Cavallers – o outro prontamente respondeu: Para que? Você pode ter seu “ap” debaixo de um dos blocos. Ou até melhor, você pode ter um “ap” embaixo de um bloco em cada um dos setores. E o melhor de tudo, é de graça!

Se o estilo”vagabond climber” não te agrada, outra opção muito comum é o acampamento móvel. Basicamente você só precisa encontrar uma vaga para a “furgo”, nome dado às vans pelos espanhóis, em uma das várias vagas encontradas ao longo da estrada, algumas delas a 5 metros do rio.

Uma dica pessoal para os amantes da cerveja que não tem geladeira dentro do furgão: escolha a sua cerveja preferida e deixe o rio esfriá-la pra você. Em uns 20 ou 30 minutos você tem a cerveja no ponto! Considere o rio uma geladeira sustentável.

Cavallers-6

Foto: Daniel Paulino Nogueira

O dia não acaba necessariamente quando a sol se põe, nem tampouco a escalada. A noite proporciona o cenário perfeito para escalar sob as estrelas, e acredite em mim, você não verá tantas estrelas no céu como aqui muitas vezes na sua vida. No setor “el prado”, em noites de céu aberto, enquanto não estiver escalando, a boa é se jogar nos “pads” e deixar-se surpreender pelo cenário criado pelo universo.

Estrelas cadentes, a via láctea, o silêncio rompido pelo ruído das criaturas da noite, e a oportunidade de apreciar o show criado pela natureza e quão incrível a vida simples pode ser, são algumas das razões pelas quais esse lugar é uma jóia.

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Foto: Daniel Paulino Nogueira

Cavallers é cheio de boas vibrações, escalada da melhor qualidade, cenários irretocáveis, água potável e fresca direto do rio gelado, “pan del pueblo” preparado na mesma manhã, e até quando chove você pode achar alguma coisa interessante pra fazer, e isso é o que faz de Cavallers um paraíso para os escaladores!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.