Catherine Destivelle receberá o Piolet D´or por sua trajetória de vida

A escaladora francesa Catherine Destivelle receberá o Piolet D´or pela sua carreira de escaladora e trajetória de vida. É a primeira vez que um Lifetime Achievement Award é concedido a uma mulher.

A Revista Blog de Escalada é a única publicação especializada em esportes outdoor do Brasil a ter realizado uma matéria a respeito da carreira da escaladora. No artigo, todas as histórias e conquistas de Desteville foram relembradas.

Nascida em 24 de julho de 1960 em Oran (Argélia), Catherine é filha de pais franceses, Serge e Annie Destivelle. Quando Destivelle era adolescente, sua família se mudou para a França, onde frequentou o Lycée Corot em Savigny-sur-Orge. Catherine então estudou fisioterapia na Ecole de Kinésithérapie de Paris e trabalhou como fisioterapeuta de 1981 a 1985.

Quando adolescente, ela já havia feito várias escaladas difíceis no maciço de Freÿr e também nas Dolomitas, mas não tinha uma carreira profissional em período integral na escalada e montanhismo até 1985. No ano seguinte, ela e seu compatriota Patrick Edlinger venceram o ranking da final combinada dos campeonatos de escalada Arco di Trento e Bardonecchia.

Tornou-se popular nos anos 1980, quando a escalada esportiva explodiu e os graus de dificuldade aumentaram rapidamente. A mídia concentrou sua atenção nessa nova disciplina, ignorando que Catherine já havia conquistado conquistas significativas em uma idade muito jovem.

A grande alpinista francesa abriu uma nova via em solitário em 1990 no Pilar Bonatti na Aiguille du Dru e completou uma trilogia em solitário de inverno: A face norte do Eiger em 1992, o Walker Spur na face norte dos Grandes Jorasses em 1993 e na via Bonatti no norte da Matterhorn em 1994.

Quando se aventurou em alta montanha também acumulou várias conquistas, como pilar oeste do Makalu (8.485 m) e a parede sudoeste de Shisha Pangma (8.027 m).

Atualmente, Catherine Destivelle gerencia sua própria editora, Les Éditions du Mont-Blanc.

A festa de entrega será realizada em Lądek, Polônia, no dia 19 de setembro.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.