Carlos Soria sofre problemas nas pernas e abandona escalada ao Dhaulagiri

O montanhista espanhol Carlos Soria sofreu um acidente ao tentar escalar Dhaulagari (8.167 m). Tido como uma fonte de inspiração para toda a comunidade de montanhistas do mundo, o espanhol de 84 anos lesionou-se na tíbia.

A lesão o obrigou a abandonar sua décima quarta tentativa de alcançar uma das duas montanhas acima de oito mil metros restantes para se tornar a pessoa mais velha a pisar os quatorze cumes mais altos do planeta. Soria informou “um problema na perna a 7.400 metros enquanto subia ao cume “, disse Mingma Sherpa, diretora da Seven Summit Treks, agência encarregada da expedição.

Mais tarde, Karma Gyalje Sherpa, gerente de operações da agência, especificou que o acidente ocorreu quando, em plena subida, um sherpa caiu sobre ele causando uma lesão em sua tíbia. “Carlos escorregou quando estava a quase 8.000 metros e caiu alguns metros abaixo. Sua condição é estável”, disse nas redes sociais Karma Gyalje Sherpa.

Soría seria evacuado ontem da montanha pelas equipes de resgate. A equipe do montanhista espanhol informou que ele já estava no acampamento Dhaulagiri III, que fica a 7.200 metros, ao pé do último trecho antes do topo. De lá tentaria a última investida ao cume montanha.

A saga de Carlos Soria

Soria chegou ao Nepal em março passado para tentar escalar o Dhaulagiri acompanhado do montanhista espanhol Sito Carcavilla. No entanto, a nevasca prolongada atrasou sua ascensão por várias semanas , esperando por uma janela de bom tempo que não apareceu até os últimos dias.

Carlos Soria, que fez cume no Annapurna (8.091 m) aos 77 anos, foi operado em 2018 para uma implantação total do joelho devido a uma artrose grave que lhe causava dores intensas. Esta temporada de 2023 foi a décima quarta tentativa de Soria de chegar ao cume do Dhaulagiri, após a primeira tentativa em 1998. O plano de chegar ao cume foi abandonado duas vezes: em 2021 e novamente em de 2022 devido ao mau tempo.

Esta é a primeira vez que Soria é resgatado de uma montanha, algo que o montanhista destacou no ano passado em uma entrevista à imprensa espanhola. Ele considerada este fato uma conquista por sua prudência e experiência.

Soria, que escala montanhas desde os 14 anos, é até agora o único montanhista do mundo que conseguiu subir dez montanhas acima de oito mil metros depois de completar 60 anos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.