Carlos Soria: Aos 82 anos montanhista retorna a Dhaulagiri para a 12ª tentativa

O montanhista espanhol Carlos Soria, de 82 dois anos, que tem o objetivo de se tornar a pessoa mais velha a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, voltou ao acampamento base do Dhaulagiri (8.167 m) para sua 12ª tentativa de escalar a montanha. O Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta do mundo e a mais alta do Nepal sem se localizar numa fronteira.

Soria abandonou a ascensão ao Dhaulagiri em maio deste ano devido às condições climáticas adversas ao crescente número de infectados de coronavírus nos acampamentos base do Nepal. “Ele pousou em Katmandu em 7 de setembro e chegou ao acampamento base de Dhaulagiri na noite de segunda-feira”, disse à EFE Chhang Dawa Sherpa, gerente de expedição do Seven Summit Treks, a agência que está cuidando da expedição.

Dawa Sherpa disse que o recuo gradual da pandemia de COVID-19 criou espaço para as atividades de escalada se recuperarem do impacto devastador de maio. O Departamento de Turismo que emite autorizações de escalada disse que mais de 200 montanhistas já se inscreveram para escalar diferentes montanhas no Nepal para a temporada de outono, que começa em setembro e vai até novembro.

Dentre os montanhistas estão 35 estrangeiros tentando Dhaulagiri, disse Sherpa. Carlos Soria planeja se aposentar após completar duas escaladas, Dhaulagiri e Shishapangma, no Tibet, a décima quarta montanha mais alto do mundo com 8.013 metros.

A primeira expedição de Carlos Soria ao Dhaulagiri foi em 1998. O Espanhol não conseguiu completar a escalada, mas não parou de tentar desde então. “Tenho experimentado o Dhaulagiri há muitos anos. Para mim, escalar é importante, mas mais do que isso, tenho que voltar com segurança ”, disse o veterano à EFE em abril.

Soria, que escala montanhas desde os 14 anos, é o único montanhista que atingiu 10 montanhas acima 8.000 metros de altitude depois de completar 60 anos. O espanhol completou os Seven Summits em 2010 após subir o Kilimanjaro.

Seus primeiros 8.000 metros foram o Nanga Parbat (8.125 m), em 1990 aos 51 anos, Gasherbrum II (8.035 m), em 1994 aos 56 anos. A última ascensão de Soria foi no Nepal, em 2016, quando subiu o Annapurna (8.091 m), considerado uma das montanhas mais perigosas, aos 77 anos.

Carlos Soria também escalou o Makalu quando tinha 69 anos, sozinho e sem usar oxigênio suplementar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.