Carlos Soria aborta tentativa de cume ao Dhaulagiri

O montanhista espanhol Carlos Soria anunciou por meio de um vídeo em suas redes sociais que tomou a decisão de abandonar sua tentativa de cume ao Dhaulagiri (8.167 m) depois de passar uma noite no acampamento 1. Soria afirmou que “A situação nas montanhas com minhas condições nas pernas, nos joelhos tornou quase impossível chegar ao cume.”

O montanhista espanhol Carlos Soria, de 82 dois anos, tem o objetivo de se tornar a pessoa mais velha a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo e estava no Dhaulagiri para sua 12ª tentativa de escalar a montanha. Carlos Soria planeja se aposentar após completar duas escaladas, Dhaulagiri e Shishapangma, no Tibet, a décima quarta montanha mais alto do mundo com 8.013 metros.

Em seu vídeo (assista no topo do artigo), Carlos Soria declarou:

“Hoje tenho notícias muito tristes deste lindo dia. Ontem meu parceiro Luis e eu decidimos descer para o acampamento base porque a situação na montanha com minhas condições nas pernas, nos joelhos tornava quase impossível chegar ao cume.

Foi um outono com muita neve. Uma neve muito úmida. Hoje alguns sherpas muito fortes, instaladores de cordas, estão tentando chegar ao cume a esta hora da manhã e não estão conseguindo. Espero que tenham sucesso, mas não conseguirei chegar ao topo nessas circunstâncias.

Tenho feito um esforço muito grande, tenho sentido dores musculares e nos tendões bastante fortes devido a situação que tinha neve em demasia este ano e tive de dar meia volta.

Eu sei que já estive aqui muitas vezes e não me importo. Todas as vezes que aqui estive, desci. Ainda me entregando, nunca me tiraram daqui nem de nenhuma montanha e voltarei quantas vezes puder.

Trouxe umas flores de croché que a Cristina, minha mulher, fez para as deixar no cume. Desta vez não pode ser.

Nesta pandemia, muitas pessoas da minha idade passaram momentos muito ruins, muito ruins. Muitos desapareceram.

Em homenagem a eles, estive aqui para escalar o Dhaulagiri e também para representá-los. E aqui deixo essas flores e na próxima primavera talvez eu leve algumas para o topo.

Muito obrigado a todos os fãs, muito obrigado a todas as pessoas que nos têm assistido e que nos encorajam com as suas palavras e os seus escritos.

Obrigado amigos. Eu nunca decepcionei ninguém e tentarei não o fazer.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.