Campeonato pan-americano juvenil do Equador é adiado

A instabilidade política que está vivendo o Equador nestes dias, com manifestações contra fim no subsídio de combustíveis, fez com que a organização do Campeonato Pan-Americano juvenil de escalada adiasse o evento. Por meio de comunicado por e-mail para as associações de toda o continente americano, a organização do evento explicou os motivos e afirmou que está escolhendo uma melhor data no futuro. Segundo informações dos organizadores, o mesmo conteúdo de e-mail será publicado na fanpage do evento.

Ao todo, foram 12 dias de fúria em Quito contra as medidas de austeridade, que somaram sete mortos e milhares de feridos e detidos. A capital do país foi cenário de protestos violentos e nem o estado de exceção (restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo) de 30 dias conseguiu conter os manifestantes. Durante as manifestações foi ocupado por um momento o plenário do Congresso, incendiado o prédio da Controladoria e meios de comunicação foram atacados.

No email (leia a íntegra da mensagem abaixo), a organização afirmou:

Estimadas federações nacionais

Equador está passando por um momento político tenso que provocou protestos e passeatas civis em nível nacional, os quais provocaram fechamentos da estrada Panamericana, fechamento temporário de escolas, instituições e embaixadas, prisão de pessoas, saques e atos de violência nos centros importantes do país.

O governo equatoriano decretou estado de emergência e recomendou não usar aeroportos e estradas.

Com os problemas de segurança, se juntaram os problemas de organização.

O conselho Panamericano (PAC), em conjunto com a Federação Equatoriana (FEDAN), concluiu que não é possível organizar o campeonato juvenil pan-americano, nem a assembleia geral nestas datas em Ibarra. Estamos estuando todas as alternativas e opções para o campeonato e a assembleia, juntos ou separados, incluindo a realocação e/ou a informação para a primeira semana ou até no próximo ano.

Comunicaremos com vocês no final da próxima semana para informarmos a decis]ao.

Agradecemos a compreensão.

Desejamos a melhor saída pacífica da situação do povo equatoriano.

 

A liga independente que administra os campeonatos de escalada ainda não anunciou oficialmente, em site ou veículo de mídia, o cancelamento da etapa. Apenas por e-mail enviado aos pais no dia de ontem. Durante o início das manifestações no Equador, nenhuma mensagem foi divulgada para informar os pais e responsáveis pelos atletas, os quais todos possuem menos de 18 anos de idade.

O campeonato estava programado para acontecer de 11 a 17 de novembro próximo.

A revista Blog de Escalada entrou em contato com o treinador de escalda Paul Lopez, que vive em Ibarra, o equatoriano enviou a mensagem abaixo.

No último domingo, o governo do Equador anunciou um acordo para acabar com a crise, considerada a pior em décadas. A negociação entre as partes contou com a mediação da ONU e da Igreja Católica.

Caso este acordo traga realmente paz ao Equador, os organizadores se sentirão mais seguros de promover o evento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.