Sul-americanas dominam último dia de pan-americano de escalada

O último dia de competições no Campeonato Pan-Americano de Escalada em Guayaquil, Equador, foi marcado pelas competições na disciplina “combinado”. Esta disciplina segue o formato olímpico, que premia os melhores colocados em velocidade, boulder e escalada guiada, a partir de uma média ponderada.

Apesar dos atletas dos EUA terem sido destaque nas competições individualizadas de cada disciplina, não conseguiram repetir o mesmo desempenho no formato combinado. Pelo critério da média ponderada de cada resultado, apenas seis atletas, tanto masculino, quanto feminino, classificaram para as disputas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Andrea Rojas (@andrerojas95) em

Na categoria masculina, os EUA conseguiram classificar três atletas, mas para o feminino apenas uma. Portanto, levando em consideração o resultado do combinado no feminino, há grande possibilidade de haver uma sul-americana classificada para as olimpíadas de Tóquio 2020.

Sobretudo para a argentina Valentina Aguado, que foi destaque positivo em todas as competições que participou. Aguado repetiu sua performance vencedora em seus campeonatos regionais na argentina, mostrando que os route setters de seu país estão alinhados com o que há de moderno em elaborar vias.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por IFSC (@ifsclimbing) em

Além da argentina, outras atletas sul-americanas se classificaram e obtiveram resultados expressivos. Equador, Chile e Venezuela marcaram presença nas finais do combinado e demonstraram que podem ser considerados a grande força do esporte na atualidade. O destaque ficou para o Equador, que ficou com a medalha de bronze no feminino com Andrea Rojas e a outro no masculino com Danny Valencia.

Caso o pan-americano fosse a seletiva para atletas irem para as Olimpíadas de Tóquio 2020, a americana Kyra Condie (que venceu a argentina Valentina Aguado por muito pouco) e o equatoriano Danny Valencia seriam os classificados.

  • Combinado Feminino
Colocação Nome País
1 Kyra Condie EUA
2 Valentina Aguado ARG
3 Andrea Rojas EQU
4 Ignacia Quinteros CHI
5 Leslie Romero VEN
6 Alejandra Contreras CHI

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Valentina Aguado (@valeaguado) em

  • Combinado Masculino
Colocação Nome País
1 Danny Valencia EQU
2 Kai Lightner EUA
3 John Brosler EUA
4 Carlos Granja EQU
5 Cesar Grosso BRA
6 Rudolph Ruana EUA

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por IFSC (@ifsclimbing) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.