A Federação Equatoriana de Andinismo (FEDAN) e a Federação Esportiva de Imbadura (FDI), com o aval da Confederação Panamericana de Esportes de Montanha e Escalada(UPAME) e a Comissão Latinoamericana de Escalada Esportiva (CICELA) se unem para convidar a todas as federações nacionais de montanhismo e escalada do continente ao Campeonato Latinoamericano Senior de Escalada Deportiva: Copa “ECUADOR”.
Local: Complejo de Escalada de la Federación Deportiva de Imbabura, localizado na cidade de Ibarra no setor de Yacucalle – Parque de la Familia.
Data: 24 – 27 de Setembro de 2009.
Categoria Livre: Masculino e Feminino, poderão participar escaladores nascidos até 1993.
MODALIDADES:
Boulder: etapas de Clasificatoria y Final, Sistema IFSC.
Dificuldade A VISTA: etapas Clasificatoria 1, Clasificatoria 2 e Final.
Velocidade: etapas Clasificatoria, Octavos de Final, Semifinal e Final.
Regulamentação: O campeonato estará regido pelo “Regulamento de campeonatos internacionais de escalada” emitido pela IFSC-CICELA.
Cota de participantes por cada país:
Pela federação sede do evento:
Escaladores: até oito(8) escaladores por cada categoria e sexo.
Staff da equipe: 1 Delegado, 1 treinador e 1 asistente.
Pelas federações nacionais dos países convidados:
Escaladores: até seis(6) escaladores por cada categoría e sexo.
Staff da equipe: 1 Delegado, 1 treinador e 1 Asistente.
Mais detalhes (em espanhol) em: http://www.verticalargentina.com/ultimas-notícias/campeonato-latinoamericano-de-escalada-deportiva-copa-ecuador.html
Para ler o programa completo acesse aqui

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.