Campeonato Brasileiro Juvenil 2010

A Seletiva passa a ser o Campeonato Brasileiro Juvenil a partir de 2010 . Se você tem entre 13 e 18 anos de idade prepare-se e venha competir.

O campeonato será nos dias 6 e 7 de Fevereiro

A exemplo da Seletiva de 2009 que classificou 14 atletas de 5 Estados diferentes para competir no Mundial de Valence, a competição de 2010 será novamente em Curitiba, mas desta vez no ginásio Campo Base. O que muda é que a Seletiva agora será o “Campeonato Brasileiro Juvenil”, o que valoriza mais o evento.

Na prática, a seletiva do ano passado também foi um campeonato brasileiro, com participações de diversos atletas de 6 Estados diferentes, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Só participarão atletas federados, entretanto, há estados com Associações de Escalada que são filiadas diretamente à CBME, como o Distrito Federal, Espírito Santo e Bahia. Estados sem Associações ou Federações terão ainda algum tempo para se organizar e enviar representantes.

A Seleção Brasileira de Escalada Juvenil surgiu do Projeto Pró-Escalar, da Associação de Escalada Esportiva do Paraná (AEEP). O idealizador do Projeto é Anderson Gouveia, um dos escaladores esportivos mais respeitados do país e que já participou de diversas etapas da Copa do Mundo, de Mundial e de Campeonatos Brasileiros e que em 2009 sagrou-se campeão paranaense pela sétima vez.

Gouveia participou do curso oficial de route setter da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) durante o Mundial Juvenil de Sidney, Austrália.

Acompanhando ele na viagem, estava Caio Lopes, jovem revelação da escalada de Curitiba, que participou da competição e não teve o mínimo amparo durante o evento, escalando com um uniforme improvisado, com o nome do Brasil escrito com esparadrapo e sem direito a presença de um técnico ou alguém que desse um conforto ou que dividisse as felicidades e angustias de uma competição séria como o Mundial, onde os melhores escaladores do mundo aparecem pela primeira vez.

Da revolta por esta situação vergonhosa que a escalada brasileira sofria, junto com a falta de incentivo a atletas, campeonatos vazios e pouca renovação, surgiu o projeto Pró Escalar.

Com menos de um ano de projeto, a escalada brasileira já colhe frutos e se renova. Diversos participantes da Seleção Brasileira de Escalada são destaques em seus Estados, onde competem na categoria principal.

Além da alta renovação de nomes, o projeto fez reacender a escalada de competição em outros locais onde voluntários ajudaram no treinamento dos atletas, fazendo o projeto se entender por diversos Estados e se tornar nacional.

Em 2010 espera-se que novos voluntários, em diferentes lugares, ajudem os escaladores juvenis a treinar e competir e trazer novos nomes e sotaques à competição. Alguns locais, como Goiás e o Distrito Federal, têm excelentes escaladores que poderão fortalecer a seleção.

Então se você tem entre 13 e 18 anos, ou conhece alguém nesta idade, aproveite as férias e comece treinar agora, pois o campeonato será nos dias 6 e 7 de Fevereiro. Planeje-se e vá a Curitiba participar deste grande campeonato.

Os melhores formarão a Seleção Brasileira Juvenil e irão ao Mundial de Edimburgo na Escócia em Agosto, representar o Brasil.

Fonte: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1998

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.