Filme “Caminhos da Mantiqueira” será lançado no início de setembro

 Caminhos da Mantiqueira, longa metragem será lançado dia 06/09 na Cinemateca, em São Paulo em busca da valorização da Serra da Mantiqueira, região encravada entre os três Estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o filme Caminhos da Mantiqueira – documentário de longa metragem (79 min) – vai em busca de uma identidade para essa região de extrema importância para o nosso país por suas características próprias, naturais e históricas.

Idealizado, produzido e dirigido por Galileu Garcia Junior, o filme costura uma narrativa emocionante sobre a vida da região, da qual ele se encaixa como um ativista.

Em formato Road Movie, o filme foi realizado pela equipe que se deslocou ao longo de 35 dias por quase 40 cidades da serra; percorreu vales e escalou vários de seus cumes; adentrou suas florestas e parques para tentar traçar um perímetro e criar uma identidade geopolítica para a região.

E, o mais prazeroso, ouviu suas gentes: agricultores, tropeiros e violeiros, claro, todos contadores de causos.

Também foram ouvidos ambientalistas, geógrafos, biólogos e historiadores; tudo com o intuito de costurar uma narrativa a um só tempo informativa e emocionante sobre a região, abordando temas como o ecossistema, as reservas florestais, as nascentes de água e seus importantes rios, a ancestral formação geológica, as mais recentes histórias da Revolução de 1932 e, como não poderiam faltar, as narrativas que nos levam para além do tempo através dos relatos testemunhais sobre o Lobisomem, a Mãe de Ouro e o Corpo Seco, seres que vivem no imaginário de alguns de nossos personagens.

“Caminhos da Mantiqueira” apresenta com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância regional.

Percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única para a Serra da Mantiqueira.

Além do filme, estão sendo lançados um CD com a trilha sonora e um livro homônimo, editado pela Empresa das Artes; livro que, aliás, foi o ponto de partida para a pesquisa que orientou a realização do projeto.

Galileu Garcia Jr. 

Sua carreira teve inicio em 1981 em uma produtoraprodutora de filmes na ára de montagem e edição, onde atuou até 1991 com cerca de 300 filmes publicitários e institucionais e cerca de 15 fimes de curta metragem.

Na sequencia passou a dirigir e produzir filmes para os maiores anunciantes do país, se firmando como um importante nome na área.

Dirigiu três curtas metragens e agora o filme documentário de longa metragem “Caminhos da Mantiqueira, homonimo do livro.

A fotografia também faz parte da sua carreira como complemento ao seu trabalho de direção. Em 2007 realizou uma exposição de fotos intitulada “Raizes” na Piancoteca do Estado de São Paulo, durante cinco meses.

DVD a venda pelo site: R$45,00 (http://www.caminhosdamantiqueira.com.br/ )

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.