Avaliação calça bermuda explorer – Solo

A calça bermuda explorer da marca brasileira Solo tem como objetivo garantir versatilidade e conforto em atividades outdoor como trekking, hiking, trilhas, travessias, corrida de montanha e, inclusive, treinos indoor de escalada.

O produto é produzido com tecido do tipo micro ripstop, o qual é leve, resistente e com ótima resistência à abrasão. Segundo o seu fabricante os recortes na região dos joelhos provê maior mobilidade e bolsos compactos, além de ter m proteção solarmos UPF 50+ (bloqueia até 98% dos raios UVA e UVB).

O tecido micro ripstop utilizado na calça bermuda explorer tem construção entrelaçada que proporciona maior resistência a rasgos e fabricado em 100% poliamida. A poliamida é considerada mais nobre das fibras sintéticas pois tem uma excelente absorção do suor.

O material quando usado em indumentárias é macia e seu toque é parecido com o do algodão, além de ser muito leve e de secagem rápida com ótima elasticidade. A poliamida são as mais confortáveis para usar em temperaturas altas, devido à maciez e também por ter um toque “gelado”.

O Teste

A calça bermuda explorer foi testada em dois dias distintos de escalada no Brasil: Gruta da Lapinha, na região de Lagoa Santa-MG e Falésia Paraíso, na região de Pindamonhangaba. Em ambos os dias o tempo estava seco e com temperatura levemente elevada, em torno dos 26 a 28°C.

Durante o uso a calça também foi exigida em rochas abrasivas durante a atividade em escaladas que exigiram alguns entalamentos de joelho.

O produto foi transportado sempre em mochilas junto com outros equipamentos de camping e escalada. Durante os testes a calça foi lavada à mão, sem a utilização de máquina lavar ou serviços de lavanderia. A calça não foi testada em temperaturas abaixo de 5ºC, nem em trekkings com altitude acima de 2.500 m, por não ser indicada para este tipo de atividade.

A calça foi utilizada em diversos tipos de escalada, assim como diferentes dificuldades.

Prós

  • Respirabilidade
  • Relação peso/volume
  • Conforto

Contras

  • Pouca disponibilidade de cores
  • Corte e caimento
  • Ausência de prendimento na barra

Notas

  • Qualidade do tecido: 4.0
  • Acabamento: 3.5
  • Design: 3.0
  • Conforto: 4.0
  • Relação Peso x volume: 5.0
  • Relação custo x benefício: 3.5
  • Nota final: 3,83

Opinião

A calça bermuda explorer da Solo causou boa impressão durante todos os testes, não comprometendo em nenhum momento. O produto por possuir um tecido mais resistente à abrasão ou furos é bastante útil para escaladores e montanhistas. Mesmo em caminhadas com arbustos espinhosos, a calça permaneceu intacta.

Durante o teste de lavagem, em máquina e à mão, a calça não apresentou desgaste muito menos o aparecimento de”bolinhas”.

Entretanto alguns pontos poderiam ser observados para futuras atualizações no design e caimento da marca. Tanto o desenho quando as cores usadas (kaki médio, granite e dusty olive), ainda parecem estar na década de 1990, não diferenciando à primeira vista o produto de um outro similar (mas de segunda linha).

A pouca disponibilidade de cores, muitas delas lembrando pessoas em safaris, é um item importante para os designers da marca procurarem trabalhar.

Um outro ponto que poderia ser revisto, é a disponibilidade de um cinto embutido na calça, já que o produto é vendido em tamanhos pré estabelecidos (P,M,G e GG).

Porem o desenvolvimento técnico da calça bermuda explorer foi impecável. Sua secagem foi satisfatoriamente rápida, permitindo que fosse lavada à noite mas esteja seca e disponível no dia seguinte (desde que as condições climáticas estejam favoráveis). Esta versatilidade é muito interessante, especialmente para quem planeja fazer o Caminho de Santiago ou mesmo o Caminho da Fé.

Apesar de esteticamente não chamar atenção, seja pelo modelo ou mesmo pela cor, a calça bermuda explorer é uma escolha interessante a quem procura um equipamento com boa longevidade.

There are 3 comments

  1. Asteny Melo

    Muito bom, Luciano. Sempre que estou para comprar algum equipamento venho aqui e vejo tuas avaliações de produtos, que por sinal são decisivas para quem compra pela web e não conhece os produtos por não ter lojas físicas por perto. Fotos nítidas, explicações, situações de uso, pra mim perfeito! Parabéns! Fica a dica para as Marcas de produtos outdoor.

  2. Luiz Miné

    Bom Dia amigos da montanha, aos avaliadores do Blog de Escalada, gostaria de sugerir que na avaliação coloquem o preço médio do produto no mercado, um item muito importante também, assim como é feito em diversos outros sites de avaliação.
    Quanto as calças da SOLO, eu até achei de boa qualidade, mas já tive uma e o caimento é horrível, principalmente para pessoas magras que nem eu, recentemente fiz umas pesquisas, e comparei as calças da SOLO, TNF, Hard Adventure, e Quechua (Decatlhon), adivinha qual ganhou de longe em qualidade e preço??? Quechua sem sombras de dúvidas, as da Hard Adventure também tem preços muito bons e mais variedades de cores, mas sua qualidade deixa a desejar um pouco (desbotam rápido) eu até tento gostar dos produtos da SOLO, mas os preços são uma aberração de caros, pra uma qualidade comparável a outras marcas bem mais em conta… logicamente que as calças da TNF tambem são muito boas, mas seus preços são impraticaveis para o mercado Brasileiro, ficando somente para os mais afortunados mesmo.
    Deixo claro que não sou garoto propaganda da Decatlhon, tem calças lá muito ruins, mas também tem muito boas, a variedade é muito grande e a qualidade depende do preço. mais as “boas” são bem mais baratas que as da SOLO.

    1. Luciano Fernandes

      Oi Luiz, obrigado pela sua mensagem. Na verdade o que colocamos é o custo/benefício. Ele é calculado pelo preço médio de acordo com 10 lojas que pesquisamos na internet. Além disso, comparamos o produto com ele mesmo, com o preço. Comprar uma calça de qualquer marca com de outra marca, pode ser que o tecido seja diferente e até mesmo o seu uso é diferente. Colocar o preço poderia também ficar datada a avaliação, pois, como voce deve ter percebido, não vivemos em um país com inflação zero.

      Mas a sua sugestão será avaliada na nossa próxima reunião de pauta. Obrigado pela mensagem

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.