Buscas por montanhistas brasileiros são suspensas temporariamente em El Chaltén

Após o tempo apresentar-se ruim, impossibilitando visibilidade e ameaçar a segurança da equipe de resgate, as buscas pelos montanhistas brasileiros Leandro Ianotta e Fabrício Amaral estão suspensas. Após contato da redação da Revista Blog de Escalada com a coordenadora de operações de resgate da Comisión de Auxilio de El Chaltén, Carolina Codó, a resposta com informações oficiais em áudio foram enviadas por ela. Codó detalhou toda a situação no momento e a posição oficial das buscas.

Segundo relatos esparsos coletados com escaladores que estão na região de El Chaltén, um dos resgatistas se acidentou durante as buscas. Alguns boatos de que uma barraca tinha sido avistada nas proximidades da via, não foram confirmados pela coordenadora de resgate. Além disso todo o processo e andamento da equipe de resgate, que informou tudo por rádio a Carolina Codó foi repassado à Revista Blog de Escalada com exclusividade.

De acordo com o áudio cedido por Codó (o áudio original pode ser escutado acima), O montanhista resgatista que se acidentou, foi resgatado e já chegou a El Chaltén e foi levado ao hospital de El Calafate, pois possuía várias fraturas e necessitava atenção especial e possível cirurgia. Os escaladores do primeiro grupo conseguiram somente chegar até a base da “brecha dos italianos” por causa do clima ruim que faz neste momento na região do Fitz Roy.

Carolina Codó confirmou ainda no áudio, que ainda não possui informação precisa do que foi visto pelos resgatistas que escalaram a via. Aparentemente foi visto algo imóvel na base da via “franco-argentina”, mas não foi detalhado a ela. Ainda no dia de hoje Carolina Codó receberá fotos dos resgatistas e poderá averiguar com mais detalhes o que é o objeto inerte que foi observado.

Carolina Codó informou ainda, em outro áudio que pode ser ouvido acima, que o helicóptero que iria ajudar nas buscas, o qual vinha de Rio Gallegos, não pode chegar na região devido ao mal tempo.

Em um terceiro áudio, informou que as buscas estão sendo suspensas temporariamente, por causa do tempo ruim que se aproxima da região de El Chaltén e Fitz Roy.

Codó confirmou que assim que o tempo fique firme novamente, as buscas serão reiniciadas.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.