Livro da semana: “Buried in the Sky” – Peter Zuckerman e Amanda Padoan

Quando Edmund Hillary conquistou o Monte Everest (8.848 m), Sherpa Tenzing Norgay estava ao seu lado. De fato, enquanto os ocidentais começaram a escalar no Himalaia, os sherpas têm sido os heróis anônimos em seus feitos. Quando em agosto de 2008, onze montanhistas perderam suas vidas no K2 (8.611 m), outrora conhecido como o pico mais perigoso do mundo (entretanto hoje a história não é bem assim), dois sherpas sobreviveram.

O desastre do K2 de 2008 ocorreu em 1º de agosto de 2008, quando 11 montanhistas de expedições internacionais morreram na montanha e três outros ficaram gravemente feridos. Alguns dos detalhes específicos sobre o dito desastre permanecem incertos, com diferentes cenários plausíveis tendo sido dados sobre o timing e as ações dos montanhistas.

O principal problema relatado foi uma avalanche de gelo que ocorreu em uma área conhecida como “The Bottleneck”, que destruiu muitas das cordas dos montanhistas. Entre os mortos estavam montanhistas da França, Irlanda, Coreia do Sul, Nepal, Noruega, Paquistão e Sérvia.

Foto: https://www.deseretnews.com

Dos dois sherpas sobreviventes, Chhiring Dorje Sherpa emergiu da pobreza e do tumulto político para se tornar um dos mais habilidosos montanhistas do planeta. Baseado em e entrevistas inéditas, o livro “Buried in the Sky: The Extraordinary Story of the Sherpa Climbers on K2’s Deadliest Day” revela a história surpreendente de Chhiring pela primeira vez.

“Buried in the Sky” explora as vidas cruzadas de Chhiring Dorje Sherpa e Pasang Lama, seguindo-os de suas aldeias no alto do Himalaia para as favelas de Katmandu, através das geleiras do Paquistão para o acampamento base do K2. Quando ocorre o desastre, Chhiring encontra Pasang encalhado em uma parede de gelo, sem uma piqueta, esperando morrer. O resgate angustiante que se segue tornou-se lenda do montanhismo.

O livro de Peter Zuckerman ganhou o Livingston Award (prêmio de jornalismo americano concedido a profissionais de mídia com menos de 35 anos) e o National Journalism Award (prêmio que reconhece o melhor trabalho em jornalismo em 17 categorias), dois dos mais prestigiados prêmios do jornalismo norte-americano. Sua prima, Amanda Padoan, que escalou todo o Karakorum e o Himalaia, a qual é colaboradora do ExplorersWeb, uma fonte de notícias de montanhismo, também colaborou com o livro, contribuindo para a revisão do conteúdo de montanhismo.

“Buried in the Sky” é apresentado a partir da perspectiva não contada dos sherpas, pois os autores dão voz aos homens que arriscam suas vidas para que outros possam ostentar fama e fortuna (especialmente como palestrantes motivacionais). Com poucas opções de carreiras para esses sherpas, eles deixam de lado suas diferenças culturais para ajudar os ricos e famosos em sua busca para chegar ao topo de uma montanha, enquanto recebem pouco reconhecimento e dinheiro por sua própria perícia em escalada.

Em entrevistas com os sherpas e suas famílias, Zuckerman e Padoan oferecem abordagens interessantes da cultura da escalada de uma maneira pouco usual e surpreendentemente profunda. Embora a tradição dite que o K2 é uma montanha extremamente perigosa, o mundo continua a demandar a pessoas superficiais mais feitos para alimentar a glória pessoal ou simplesmente para fazer uma carreira de apresentadores de TV (os quais chegam a contratar equipes inteiras de carregadores).

Os autores retratam no livro, com riqueza de detalhes, a caminhada cansativa de vários dias até o K2 e como é o dia a dia em um acampamento base. Tudo observado pelo lado dos sherpas. Esta mudança de perspectiva, coloca os leitores diante de questões éticas, do ponto de vista da civilização (nem tanto do montanhismo) e inevitavelmente questionarão a necessidade de escalar essas montanhas quando muitas vidas são frequentemente perdidas. Além disso se questionarão sobre a empatia e civilidade de cada um destes alpinistas sociais não possuem para impor vontades e arcar com a despesa de se engajar em uma escalada pode ser usada para sustentar famílias na região por muitos meses.

Ficha técnica

  • Título: Buried in the Sky: The Extraordinary Story of the Sherpa Climbers on K2’s Deadliest Day
  • Autor: Peter Zuckerman e Amanda Padoan
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 285
  • Editora: W. W. Norton & Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.