A atleta brasileira de ultra-trail Fernanda Maciel realizou no dia de ontem um feito impressionante. Maciel fez a trilha Petrópolis-Teresópolis, um percurso de 30 km de extensão, com uma altimetria grande, em apenas 3h41min. Usualmente, os montanhistas mais rápidos e habituados com o percurso realizam em média em 12 horas. Os praticantes de trekking comuns costumam fazer o percurso em média de três dias de caminhada.
Entretanto, não satisfeita com o feito, Fernanda Maciel voltou a uma parte da trilha para escalar o Dedo de Deus (1.692 m), para escalar a via “Maria Cebola”. A via é conhecida por extensos diedros e que exige que o escalador escale pelo menos 4º brasileiro, tanto de força quando de técnica pois há diedros, aderência e chaminés. Para a escalada, Fernanda Maciel foi de segundo, guiada por Arthur Garcia Solleiro Estevez, proprietário da empresa Cumes, especializada em montanismo.
Fernanda, por meio de sua rede social, afirmou que “Correr e escalar fora da minha zona de conforto faz muita diferença para a minha evolução. Quis aproveitar tudo que a Serra dos Órgãos oferece e que eu ainda não conhecia”. Toda a aventura foi filmada pelo produtor Gabriel Tarso e tem previsão de ser disponibilizada para apreciação do público ainda este ano.
Visualizar esta foto no Instagram.
Fernanda Maciel vem se especializando em estabelecer recordes de trilhas. No ano de 2017, como noticiado em primeira mão para o Brasil pela Revista Blog de Escalada, Maciel quebrou o recorde feminino de subida e descida do Monte Kilimanjaro (5.895 m). No ano de 2016 estabeleceu o recorde feminino de subida ao Monte Aconcágua (6.962 m). O recorde, entretanto, foi quebrado posteriormente. Fernanda Maciel atualmente vive na Espanha, onde se dedica a provas do circuito europeu de ultra trail.
Equipe da redação