“Delírio”: Divulgado vídeo da primeira ascensão feminina de linha de boulder V8

Atualização: 24/03/2019 13:30 – A pedido da escaladora Camila Macedo, a Revista Blog de Escalada esclarece, especialmente para quem tem problemas de interpretação de texto, que, tanto o vídeo, quanto o feito, é referido à uma linha específica de boulder graduada como V8. Em nenhuma parte do texto, ou mesmo do vídeo, especificou que foi a primeira ascensão feminina do Brasil nesta graduação.

Toda a equipe da Revista Blog de Escalada, assim como grande parte do público brasileiro, sabe que a linha de boulder mais difícil encadenada por uma brasileira é um V12, por Jordana Agapito. Notícia esta que divulgamos à época, no ano de 2015, em primeira mão para a América Latina. Além disso, também entrevistamos a escaladora para falar do feito.

Da mesma maneira com que fazemos com todos os textos disponibilizados na Revista Blog de Escalada, nos responsabilizamos 100% com o que está escrito, mas não com o que alguém por ventura interpretar erroneamente.


A escaladora Camila Macedo, junto do produtor Filipe Caneo Baptista, liberaram para a apreciação do público a sua ascensão ao boulder “Delírio”, localizado em Iperó, no interior do estado de São Paulo.

Para realizar a ascensão Camila, que mora na cidade de Curitiba e é considerada das praticantes de boulder mais fortes do país, fez duas visitas ao local para conseguir completar o objetivo. Para conseguir escalar a linha de boulder, a qual está graduada em V8, viajou mais de 425 km.

O setor de boulder de Iperó-SP é relativamente novo, se comparado com outros lugares já desenvolvidos no Brasil, e com pouca divulgação por parte da comunidade que desenvolve o lugar. No local, houve um pequeno encontro de escaladores em meados de 2018 que convidaram Camila Macedo para prestigiar o lugar. No evento a escaladora conheceu a linha e acabou se encantando com o desafio.

Mais dedicada às competições de escalada, a escaladora curitibana possui ainda um propósito no mínimo ousado: a de realizar as primeiras ascensões femininas em linhas de boulder acima de V8 em todo o Brasil. Quando procurada pela reportagem, Camila Macedo aproveitou para fazer um convite a quem souber de linhas desta dificuldade (e não tiver ascensões femininas registradas), que entre em contato com ela para que ela tente realizar a ascensão.

A linha de boulder, que possui agarras muito pequenas, também exigem uma tensão corporal acima do normal.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.