Desde que foi lançado há 25 anos, o grigri, freio autoblocante da marca francesa Petzl, foi largamente adotado pela comunidade de escalada. Por ter sido uma novidade e também uma revolução de mercado, tornou-se praticante o único no mercado.
Porém o tempo passou e várias marcas lançaram também o seu freio autoblocante. Grande parte deles ainda não chega a ameaçar o grigri. Na última feira Outdoor by ISPO, um novo modelo planeja entrar de sola na briga. “Birdie” da Beal.
A francesa Beal, ambiciona não somente liberar o produto a preços competitivos, mas também possibilitar à chegada de um acordo com lojistas que são grandes players do mercado. A empresa vem tentando neste ano se consegue um acordo com a Decathlon, MEC e REI.
O birdie é um dispositivo, de tamanho compacto, que funciona com cordas entre 8,5 e 10,5 mm, fabricado integralmente em metal (portanto, não há nenhuma peça plástica nele) e, segundo a própria Beal, não “embola” a corda. Um outro atrativo é o preço do equipamento, que é por volta de US$ 75,00 (R$ 285,00). Valor este que é 25% que o próprio GriGri.
O produto já está disponível para compra na Europa e nos EUA.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.