Que tal uma bicicleta que custa 9 dólares, é feita de cartão e que aguenta o peso de 220 quilos?
Este produto é a Alfa, uma bike criada pelo designer Izhar Gagni e foi feita inteiramente de material reciclado.
Importante: está pronta para ser fabricada.
Segundo Gafni, a produção da Alfa custa entre 9 e 12 dólares a unidade (ou 5 para a versão para crianças). Ainda não está disponível para produção em larga escala, mas o seu inventor mostrou que ela é totalmente viável.
O processo de criação foi árduo e durou três anos. Gafni enfrentou o descrédito de designers e engenheiros que diziam ser impossível fabricar um tipo de papel tão resistente.
No entanto, quando tratado correctamente, esse cartão feito de material reciclado, ganha resistência suficiente para aguentar o peso de uma pessoa e outras intempéries.
Gafni actualmente está a tentar arrecadar fundos para a produção da sua bicicleta. A Alfa não foi pensada para enfrentar longas distâncias. Com uma proposta ecológica bem pensada, ela foi imaginada para percorrer pequenos trajectos de casa para o trabalho, andar pela vizinhança e levar crianças para a escola.
Quem se interessar pela ideia, pode pensar em como ajudar, por aqui.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.