[EXCLUSIVO] Crítica do filme “Beta Collection”

O filme “Beta Collection” é uma realização de Andrew Kornylak e é a coletânea de seus vídeos (que foca quase que exclusivamente boulder) que fez durante 2 anos.

O filme é também uma espécie de aperitivo do que se esperar de seu projeto mais ambicioso que foi recém lançado “Fine Line” (e será avaliado pelo Blog de Escalada em breve).

Por ser uma coletânea, e não exatamente um vídeo com começo meio e fim definidos, o seu roteiro fica um pouco frouxo.

Em cada boulder retrarato há um escalador contanto “os betas” (daí o nome do filme) junto com cenas do próprio narrador contando. Seguramente para quem é demasiado apegado a doutrinas de não dar dicas, e filtrar cadenas de boulder como “a vista” e “flash”, com certeza vai torcer o nariz.

O vídeo pode ser baixado gratuitamente do site iclimb, desde que o usuário tenha cadastro feito no site. O cadastro é gratuito. O arquivo que vem em HD (720p) possui tamanho razoável para download (816mb) e mesmo em conexões mais lentas não demora muito a baixar. O formato escolhido pelos produtores foi o .mov, formato este que está se tornando padrão para vídeos outdoor baixados da internet.

Durante o filme “Beta Collection” são retratados diversos boulders, e nos mais diversos graus de dificuldade. Um ponto a se destacar positivamente, visto que não é comum aparecer produções que retratam com o devido destaque boulders com dificuldade V2.

Talvez por esta abordagem mais simplista, valorizando quem não participa da “elite da escalada” o filme merece destaque por esta iniciativa.

Muito provavelmente provocará ojeriza na parte que valoriza mais o grau de uma via do que a própria escalada em si, pis em sa maioria não são boulders de graduação elevada. O importante mesmo a ser retratado foi o lado pessoal e humano de cada escalador.

Kornylak neste ponto se destaca, pois mesmo utilizando poucas câmeras e pouco recurso técnico realizou uma edição boa, sem comprometer em nada a qualidade daquilo que filmava.

Durante todo o filme são retratados clássicos do local onde filmou como Controller V6, on Brutus V2 , Six Feet Under V5 , Instinct V7 , Super Mario V4, Alfred Hitchcock V4, The High Life V3 , Tommy the Cat V4, Honky Tonkin V4 , Short Long V7, Manute Bol V5 , Art of the Vogi.

Em todos os capítulos mostrados Paul Fuelling Ashley Dorough, Brian Voges, Andy Wellman Jim Toomey Kim Fuelling Adam Henry Ron Nance. O destaque fica por conta de Layton Laeser, que com apenas 3 anos de idade prende a atenção do público com ternura e admiração.

O filme está longe de ser um clássico e imperdível filme de escalada, nem tem a pretensão disso. Por ser um filme que na verdade é uma coletânea de várias vídeos realizados no decorrer de um ano, agrada e entretem.

“The Beta Collection” é um filme altamente recomendado para ser tocados em televisões de academia e lojas de equipamentos pois não requer a necessidade de seguir história mas entretem quem assiste partes aleatória dele.

Nota do Blog de Escalada:

Para baixar: http://www.iclimb.com/products/The-Beta-Collection-by-Andrew-Kornylak.html

Para saber mais sobre Andrew Kornylak visite seu blog pessoal: http://theblindmonkey.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.