A Appalachian Trail (AT), rota de caminhada nos EUA com 3.522 km possui um novo recorde: 41 dias, 7 horas e 39 minutos. A façanha pertence ao dentista belga Karel Sabbe, de 28 anos de idade. O mais impressionante do feito de Sabbe é que bateu o antigo recorde em 4 dias. O recorde anterior, de 45 dias, 12 horas e 15 minutos pertencia a Joe “Stringbean” McConaughy em 2017.
Esta não é a primeira vez que o Sabbe, de 28 anos, supera o recorda da Appalachian Trail. Na verdade, não é a primeira vez que ele derrota McConaughy. O dentista belga também bateu o recorde do americano com suporte no Pacific Crest Trail (total de 4.260 km) em 2016. Este recorde ainda permanece.
A tentativa de Karel Sabbe começou em 18 de julho último. Para o recorde de velocidade neste trekking, Sabbe teve um ritmo alucinante, próximo de 85 quilômetros por dia em mais de 41 dias seguidos.
Para conseguir pulverizar o recorde, Karel teve um apoio de uma equipe que o acompanhou por todo o caminho, com ajuda de suprimentos atendimento fisioterápico. Na procura de recordes a estas longas travessias existem dois tipos: com ou sem suporte. As sem suporte, ou autossustentada, os caminhantes que gerenciam seus próprios suprimentos e equipamentos.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.