Atletas devem tomar banho quente ou frio após os treinos? Tire suas dúvidas aqui

Independentemente da temperatura, banhos são tratamentos eficazes contra dores musculares e lesões

Depois de treinos longos e competições, os corredores estão sempre à procura de terapias que diminuam dores e incômodos musculares do pós-exercício. Nesse quesito, a hidroterapia, ou seja, tratamentos medicinais que utilizam a água como principal ferramenta, é boa alternativa para recuperação e relaxamento.

A imersão parcial do corpo em água fria é indicada aos corredores pela ação preventiva anti-inflamatória.

Isso se deve à rápida ativação circulatória – ou vasoconstrição –, e pela diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas .

agua-fria-4

Esta técnica é denominada crioterapia (temperatura entre 5ºC a 13ºC) e, segundo a médica, também diminui a fadiga, espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.

Para o corredor são indicados tanto tratamentos com água fria quanto com água quente. Porém, a água fria recupera a dor muscular e também as micro lesões musculares e ósseas – que o atleta não sente.

Caso tenha uma banheira ou uma tina para realização de ofurô, vale a dica: Imergir as pernas em água com gelo, imediatamente após uma competição, ajuda o corpo a voltar ao estado ‘normal’.

agua-fria-1

O organismo entende o esforço da corrida como uma agressão – por isso, a imunidade baixa após provas longas. Quanto mais rápido essa imersão, mais rápido o corpo reage. Esse banho não deve demorar mais do que seis minutos, e a imersão deve ser parcial – apenas as pernas, parte do corpo mais afetada pelo impacto da corrida.

Banhos de água quente são indicados para os atletas que sofram de contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões.

Como benefícios, promove o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos e a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros.

Água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas, banhos de imersão e no ofurô são indicados para os corredores, mas não podem passar de 15 minutos.

Benefícios

  • Água quente
  • Melhora a musculatura respiratória e reduz a atuação da força gravitacional
  • Aumenta o limiar de excitação nervosa – diminuindo a dor, facilita o movimento articular, aumenta a circulação periférica e reduz edemas
  • Promove relaxamento muscular e diminui espasmos
  • Indicada para corredores com contraturas e fraquezas musculares, dores e lesões
  • Água fria
  • – Ajuda o corpo a voltar ao estado “normal”
  • Ação preventiva anti-inflamatória de rápido resultado
  • Rápida ativação circulatória, diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas e estímulo à produção de endorfinas
  • Diminui a fadiga, espasmos musculares e também auxilia no relaxamento do corpo

There is one comment

  1. Marcel

    Eu tenho uma dúvida,eu estava abrindo o registro pra tomar banho,mais na hora não vi que estava no quente,eu coloquei as mãos,mais quando vi que estava quente tirei,eu depois fui trocar pro gelado mais,quando fui lavar as mãos não me senti bem,mais isso que senti já senti antes,não sei se foi agora pq coloquei a mão na água quente e na gelada mais foi só rápido menos de cinco segundos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.