Babuínos agridem e quebram pernas de escaladores na África do Sul

Sete turistas que escalavam nas montanhas Banhoek, África do Sul, foram agredidos e tiveram as pernas quebradas por babuínos que arremessavam rochas. O ataque aconteceu no momento que o grupo tinha chegado a uma parada na parede para descansar.

Segundo relato do grupo, quando duas pessoas desciam de rapel, aconteceu uma “chuva de pedras”. Cinco foram atingidos por uma grande quantidade de pedras que, segundo eles, eram arremessadas por babuínos. Ainda segundo informações do grupo, haviam pedras com 60 kg e outras que quebraram gerando estilhaços que atingiram os escaladores, com alguns desmaiando de dor após terem as pernas fraturadas.

Os escaladores com fraturas foram resgatados de helicóptero e encaminhados a um hospital, enquanto os outros do grupo conseguiram descer a parede. Foram três os escaladores encaminhados para hospital. Um quarto escalador sofreu um ferimento superficial e um quinto foi atingido por parte das pedras e quase caiu, mas foi salvo pela cadeirinha.

O fato foi noticiado pelo tablóide inglês Daily Mirror após publicação em rede social do Wilderness Search and Rescue da África do Sul.

É comum ataques de macacos na escalada?

Os babuínos, que são alguns dos maiores macacos do mundo, chegando a pesar até 40 quilos e medir quase um metro e meio de comprimento. De acordo com o relato dos escaladores eles pareciam “agitados e curiosos”. O comportamento considerado “atípico” dos babuínos foi analisado por especialistas no assunto.

“Se eles estavam deliberadamente jogando as pedras nos escaladores ou apenas soltando da parede, acho que nunca saberemos, mas foram muitas pedras e que também poderiam se soltar acidentalmente da parede”, teorizou um pesquisador de babuínos, especializado em resgatar primatas de áreas urbanas, em relato ao jornal Daily Mirror. “Mas é preciso muita força para mover uma pedra de 60 quilos”, observou o especialista.

O especialista acrescentou que os babuínos “podem ficar facilmente incomodados com coisas com as quais não estão acostumados e estariam mais acostumados com humanos andando no chão, mas não escalando”.

Os babuínos que habitam a região da África do Sul são das maiores espécies de macacos do mundo e podem pesar até 40 quilos e crescerem até 1,20 metro de comprimento (sem incluir a cauda), além de ter dentes de 12 cm. Os babuínos podem correr a 50 km/h e quando reunidos em bando pode chegar a um número de 50. Seu maior predador na natureza são os leopardos, mas eles só atacam se se sentirem ameaçados.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.