Avaliação Spot Gen3

O aparelho Spot Gen3 é um rastreador via satélite, em outras palavras, é um tipo de “avisador” a quem deseja saber do local no qual o usuário está, por isso é utilizado em atividades outdoor como trekkings e expedições em lugares inóspitos.

Segundo o fabricante do Spot Gen3, o dispositivo permite que o usuário se comunique, ainda que de maneira básica, com amigos e familiares onde quer que suas atividades sejam realizadas.

Em linhas gerais do funcionamento do produto: envia mensagens pré-programadas, localizações geográficas, mensagens de ajuda e S.O.S., apenas com o apertar de um botão. Além disso, realiza um traçado preciso, que fica sobreposto a um mapa 3D, de todo o trajeto e é atualizado em tempo real. O aparelho é integrado com a plataforma Google Maps, para ser compartilhado com quem a pessoa quiser, mesmo através de suas redes sociais preferidas, ou sua Página Compartilhada da própria marca.

No site do fabricante é necessário fazer registro prévio de mensagens e escolher as pessoas as quais irá interagir por meio das mensagens. Os registros ficam disponíveis na página por 30 dias, mas também é possível fazer download dos arquivos.

Imagem do mapa na página do produto. Fonte http://ultrarunnerpodcast.com/

 

Especificações do aparelho Spot Gen3:

  • Tamanho: 8,7 cm x 6,5 cm x  2,5 cm
  • Peso: 114 gramas (com pilhas)
  • Altitude de funcionamento-100 m to + 6.500 m
  • Alimentação: 4 Pilhas AAA Energizer® Ultimate Lithium 8x (L92), recarregáveis ou via USB

Uma observação importante ao usuário é que a aquisição do aparelho é independente da aquisição da assinatura, portanto o comprador deve adquirir também uma assinatura dos dos planos oferecidos pelo fabricante. A variação de preço de cada plano varia por conta do pacote de serviços oferecidos, dentre eles o resgate.

O Teste

O aparelho Spot Gen3 foi testado durante uma viagem de 25 dias na Patagônia argentina, no qual foi utilizado em grande parte das atividades executadas como trekking e escaladas. O equipamento fui utilizado tanto em trekkings longos, de mais de 10 km, como em curtas distancias como setores de escalada.

Foi utilizado sempre seguindo as instruções de posicionamento. O produto não foi utilizado para pedir resgate, pois não teve necessidade.

Quando não utilizado, ficou guardado dentro da mochila junto de outros equipamentos de escalada e trekking. O Spot Gen3 foi utilizado, no trekking ao refugio Frey, tanto para marcar o percurso como para enviar uma mensagem de OK para familiares e outras pessoas cadastradas no sistema.

Foi utilizado para marcar diversos recorridos dentro do cânion da Buitrera no local de escalada Piedra Parada. Foi utilizado para enviar uma mensagem pré-programada desde o posto de gasolina de de ACA Confluencia, perto do Valle Encantado.

Após a viagem foi feito o download dos arquivos de registro e abertos no GoogleEarth para consulta.

Imagem dos arquivos abertos no GoogleEarth

Prós

  • Peso x volume
  • Simplicidade de uso
  • Visibilidade das luzes
  • Robustez

Contras

  • Limitação de sinal em lugares com árvores ou mata
  • Tempo de envio de mensagens
  • Interface com o usuário

 Notas

  • Qualidade de material : 5.0
  • Design : 5.0 
  • Interface : 4.0
  • Relação Peso x volume: 4.0
  • Qualidade do sinal: 3.0
  • Tempo de envio de mensagens: 3.0
  • Relação custo x benefício: 3.5
  • Nota final: 3,92

Opinião

Spot Gen3 passou satisfatoriamente nos testes. O que mais agradou foi a simplicidade e facilidade de uso, ele possui poucos botões com uma comunicação gráfica clara, que faz com que qualquer pessoa use corretamente com facilidade. O fato dele se conetar tanto via redes sociais, e-mail e celular, simplifica o ato de comunicar a muitas pessoas de uma vez e com efetividade.

O aparelho possui um design robusto e é feito em materiais de boa qualidade, pelo que mostra ter uma longa vida útil. Tem os laterais com borracha o que facilita o manuseio e evita do aparelho escorregar das mãos. Junto com o aparelho vem uma alça e mosquetão que facilita o carregamento dele nas caminhadas.

Spot Gen3 é leve, pequeno e ocupa um espaço mínimo na mochila e pelo sistema de ligar o aparelho, evita que algum botão se aperte acidentalmente.

Um outro ponto que agradou bastante foi a qualidade das luzes que indicam o funcionamento, lembrando que o aparelho não tem tela as luzes são a comunicação do aparelho com o usuário, as luzes sempre ficam bem visíveis, mesmo com sol forte, foi fácil perceber a luz tanto verde quanto vermelha.

Entretanto, por ser um aparelho que funciona via satélite, ainda tem algumas limitações tecnológicas, em lugares com copas de árvores grandes, ou com paredes altas, como foi o caso da Piedra Parada, ele não conseguiu enviar algumas mensagens. Segundo a empresa Spot, o aparelho utiliza todos seus recursos somente para a mensagem S.O.S (resgate) e o sinal fica mais forte. Como não teve necessidade de resgate não foi feito o teste de esse botão.

O tipo de alimentação é limitado a pilhas de boa qualidade (quando não tiver acesso ao USB), porém consume pouca energia, durante os 25 dias de teste não foi preciso a troca de pilhas.

Um outro ponto que poderia melhorar para futuras versões, é o tempo de envio das mensagens, ele demorou até 15 min para enviar um OK.

A avaliação custo beneficio de ser feita pensando no preço do aparelho e o plano.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.