Avaliação relógio Pro Trek PRG-280-1 – Casio

O relógio Pro Trek PRG-280-1 da marca Casio tem como objetivo oferecer precisão, praticidade e informações essenciais aos praticantes de atividades de montanha como barômetro, bússola e termômetro.

Segundo o seu fabricante tem como principais características sua precisão, versatilidade , durabilidade e capacidade de recarga para o aventureiro que deseja possuir tudo em um relógio só e ainda manter o estilo de um relógio robusto.

O Teste

O relógio Pro Trek PRG-280-1 foi testado durante uma viagem de 25 dias na Patagônia argentina, no qual foi utilizado em grande parte das atividades executadas lá. O equipamento fui utilizado tanto em trekkings longos, de mais de 10 km, como em dias de escalada esportiva. O relógio foi usado ainda em atividades corriqueiras de camping selvagem como banhos no rio, lavagem de panelas e banhos em água fria.

Pro Trek PRG-280-1

Quando não utilizado, foi guardado dentro da mochila junto de outros equipamentos de escalada e trekking. Cada relógio Pro Trek PRG-280-1 função do relógio foi utilizada em mais de uma oportunidade e em várias atividades diferentes uma da outra.

O equipamento enfrentou os mais diversos climas como, por exemplo, chuvas, ventos, frio de aproximadamente 5ºC e calor de 35ºC.

O relógio Pro Trek PRG-280-1 foi utilizado, mas não testado, em atividades urbanas por não fazer sentido o uso de um relógio para o público outdoor em uma atividade a qual ele não teria utilidade real.

Durante várias oportunidades a bússola do relógio foi utilizada: tanto para navegação em trilhas (com a utilização de mapas), quando para encontrar os locais de escaladas com o guia em mãos. A título de curiosidade, o relógio foi deixado no avanço da barraca durante os dias mais frios para saber qual a temperatura estava fazendo.

Prós

  • Robustez
  • Precisão
  • Sistema de iluminação
  • Quantidade de recursos

Contras

  • Interface com usuário
  • Alguns recursos supérfluos para atividades outdoor
  • Preço

 Notas

  • Qualidade de material : 5.0
  • Acabamento : 5.0 
  • Design : 4.0 
  • Ergonomia : 4.0
  • Relação Peso x volume: 4.0
  • Relação custo x benefício: 3.5
  • Nota final: 4,25 

Opinião

O relógio Pro Trek PRG-280-1 superou as expectativas desde os primeiros minutos de uso. Apesar de ter um visual muito simples, e uma interface com o usuário não muito amigável, o modelo mostrou considerável evolução com relação ao último testado pela Revista Blog de Escalada. O maior destaque fica para a bússola eletrônica com ponteiro que facilita, e muito, a orientação em locais longe da civilização.

As funções de termômetro foram muito úteis, especialmente para saber a qual temperatura estávamos nos dias mais frios na Patagônia. Entretanto a opção de saber horários de vários locais do mundo não pareceu útil e em certos momentos até mesmo supérfluo.

Durante as escaladas em rocha, especialmente com rocha vulcânica, mostrou robustez e resistência mesmo com muitos buracos e entaladas de mão na rocha. Mesmo com algumas raspadas, a lente pouco mostrou desgaste. A pulseira, mesmo enganchando em galhos e rochas, resistiu bem e não mostrou desgaste após 20 dias de uso intenso.

O relógio mostrou-se um pouco difícil de aprender todas as funções por causa da interface pouco amigável, o que obriga o usuário a várias leituras e interpretações do guia. Caso fosse possível sugerir algum melhoramento ao modelo, seria no aprimoramento com a interface com o usuário e alguma conectividade com PC ou aplicativo para acompanhamento de rendimento em trilhas e ascensões. Por não possuir uma interface amigável o público tende a ficar resistente a adquirir um modelo o qual não é muito fácil de dominar.

O equipamento, mesmo com várias observações, é muito útil para quem é praticante de atividades outdoor. A bússola foi extremamente útil para locomoção em trilha e escalada. A medição da temperatura é muito perto da realidade, variando muito pouco de um termômetro convencional.

O relógio Pro Trek PRG-280-1 é muito indicado a qualquer pessoa que deseja um equipamento robusto para a prática de atividades de montanha, e também deseja um modelo que aparente esta robustez. Não é um modelo chamativo nem tão volumoso quanto seus concorrentes, mas mesmo assim para funções básicas é muito indicado a quem está começando a fazer trekkings, hikings recreativamente. Para guias profissionais, especialmente de alta montanha, o modelo pode parecer muito básico pela necessidade especial que um praticante assim necessita.

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.