Avaliação mosquetão Wolf – Alpen Pass

MosquetaoWolf1O mosquetão modelo Wolf da marca de equipamentos Alpen Pass tem como objetivo ser uma excelente alternativa para quem busca um mosquetão para a prática de escalada e montanhismo.

Segundo o seu fabricante suas principais características são a leveza, resistência, tamanho compacto e durabilidade.

O teste

O mosquetão Wolf foi testado prioritariamente em escaladas, sendo utilizando primeiramente com freio de MosquetaoWolf6segurança e posteriormente fazendo parte da solteira em uma parada.

O mosquetão foi testado também como parte de equalizações em paradas de vias esportivas e tradicionais.

O produto foi testado em escaladas em três tipos de rochas distintas (Calcário, Granito e Gnaisse) além de ser testado em chapeletas, chapeletas “bonier” e grampos tipo “P”.

O produto foi sempre transportado junto de outros equipamentos de escalada.

Em uma ocasião foi utilizado para ancoragem do segurador em uma via esportiva.

O produto em nenhum momento foi utilizado para pendurar utensílios na mochila, ou como chaveiro por não fazer sentido tal tipo de teste.

Prós

  • Tamanho
  • Maleabilidade do gatilho
  • Rosca de travamento eficiente
  • Suavidade e rapidez de rosqueamento

Contras

  • Abertura do gatilho reduzida
  • Peso

Notas

  • Qualidade de material: 5,00
  • Acabamento: 4,50
  • Design: 3,5
  • Relação Peso x volume: 3,00
  • Relação custo x benefício: 4,50
  • Nota final: 4,10

Opinião

MosquetaoWolf7O mosquetão modelo wolf da marca Alpen Pass teve um extensivo teste que procurou abranger todas as possibilidades de escalada.

O seu tamanho reduzido causou boa impressão desde o início, além de se mostrar muito versátil por conta deste detalhe.

Entretanto um aspecto chamou a atenção pelo peso parecer ser incompatível com o tamanho apresentado.

Foi aferido de maneira empírica e seu peso se assemelhava ao de um mosquetão maior (modelo Pera).

Acredita-se que pelo material adotado, que possui uma resistência  maior que o normal possa ter interferido neste aspecto.

Um outro ponto que chamou a atenção foi a abertura reduzida do gatilho, especialmente quando usado no Loop da cadeirinha, obstruindo um pouco a abertura do gatilho.

Entretanto foram aspectos pontuais, e que interferem somente para escaladores de vias tradicionais, não importando muito para quem é praticante de escalada esportiva.

Segundo informações disponíveis no site do fabricante afirma que o mosquetão é para “múltiplos usos”, entretanto não é recomendado para ser utilizado na segurança, mesmo que de um freio auto-blocante.

MosquetaoWolf5 MosquetaoWolf4 MosquetaoWolf3 MosquetaoWolf2

There is one comment

  1. Flavio Kunreuther

    Agradecemos a avaliação, os elogios e as críticas feitos pelo blog. Um comentário, contudo, nos parece importante. Não recomendamos o uso deste modelo de mosquetão para a conexão entre a cadeirinha e o freio assegurador. Para esta tarefa, modelos HMS, com maior abertura de gatilho e maior área de trabalho são recomendados (modelos Jumb e Klein da Alpen Pass, por exemplo). O mosquetão Wolf testado nesta avaliação, por outro lado, tem excelente desempenho em múltiplos usos, como no auto seguro, em ancoragens (com exceção do ponto central, onde também é mais adequado um “pêra” ), sistemas de redução, etc.

    No fim das contas, o que importa é o esclarecimento ao iniciante e a difusão da melhor informação possível ao usuário de produtos para atividades em altura.

    Obrigado e boas escaladas a todos!

    Flavio Kunreuther
    Equipe Alpen Pass

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.