Avaliação headlamp ultracompacta e+lite – Petzl

e-lite-petzl-avaliacao-5

A headlamp ultracampacta e+lite da marca Petzl tem como principal característica ser extremamente leve e compacta, além de possuir funções que auxiliam em emergências em ambientes outdoor.

Segundo o seu fabricante possui como principais características sua compactidade em um tamanho reduzido de headlamp com duração de bateria de até 29 horas com alcance de 29 metros com potência de 26 lumens.

O Teste

O produto foi testado extensivamente em campings e caminhadas noturnas em ambientes afastados de civilização.e-lite-petzl-avaliacao-2

A hedlamp foi testada em diversos acampamentos selvagens na serra da mantiqueira durante a preparação de refeições.

Foi testada ainda em um trekkking noturno no Parque Estadual da Serra do Mar, com trilha em mata fechada e afastado da civilização.

O produto foi testado ainda em camping na região da Patagônia argentina, também para a iluminação em trilha noturna e auxílio na preparação de refeições.

Para fins de teste a headlamp foi submergida em água gelada em torno de 10º durante poucos segundos, já que não é um produto para ser utilizado por mergulhadores (resiste até 1 metro abaixo d’água por 30 minutos).

O equipamento foi carregado em mochila cargueira em bolsos auxiliares, e foi transportado por carro, ônibus e avião.

A headlamp e+lite foi limpa somente com água e pano úmido, não sendo utilizado nenhum produto químico.

As baterias internas (de lithium  modelo CR 2032) do equipamento foram trocadas uma vez sendo compradas em lojas de produtos eletrônicos e de relojoaria.

Prós

  • Leveza
  • Tamanho
  • Praticidade

Contras

  • Preço
  • Potência de iluminação

Notas

  • Qualidade de material : 5.0 
  • Acabamento : 5.0 
  • Design : 4.5
  • Ergonomia : 5.0 
  • Relação Peso x volume: 5.0 
  • Relação custo x benefício: 3.0 
  • Nota final: 4.58

Opinião

e-lite-petzl-avaliacao-4A headlamp ultracompacta e+lite da marca Petzl agradou bastante durante todos os testes, sobretudo pela sua leveza e tamanho minimalista.

Por possuir um tamanho tão pequeno, pode ser transportado até mesmo como chaveiro, devido às suas dimensões mínimas.

Durante seu uso em escuridão total, teve desempenho impecável, muito disso devido ao seu tamanho mínimo e peso de apenas 27 gramas, que impressionam quando retirada da embalagem.

O tamanho ultracompacto, entretanto, afetou o potencial de sua luminosidade se comparada com outras headlamps, já que pode ser considerada um produto voltado para emergências e uma amplitude de atividades restrita.

O apito e o led de emergências são muito úteis em situações como acidentes e resgates.

Um detalhe que poderia ter um maior estudo do fabricante é a duração da bateria, que apesar de ter anunciadas 30 horas, nos testes não obteve tamanha duração sendo requerido que antes de outro acampamento houvesse a necessidade de troca do produto.

Podendo ser usada com chuva pois é resistente à água também foi uma caraterística que agradou bastante em seu uso, especialmente para iluminação noturna com escuridão total.

Não é recomendado, entretanto, que seja usada para corridas de montanha ou de aventura realizadas durante a noite, pois não foi projetada e fabricada para este fim.

A headlamp ultracompacta e+lite é o produto ideal para quem acampa recreativamente e tem prática de realizar camping selvagem, mas não é um produto indicado para quem está planejando ir a uma alta montanha ou grandes travessias noturnas.

Uma das grandes desvantagens do produto é sua disponibilidade no Brasil, e seu preço ao consumidor final quando disponível.

e-lite-petzl-avaliacao-6

e-lite-petzl-avaliacao-3

e-lite-petzl-avaliacao-4

e-lite-petzl-avaliacao-7

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.