Avaliação fogareiro Jetboil Sol

O fogareiro Jetboil Sol tem como principal objetivo oferecer ao campista leveza, segurança e máxima eficiência na tarefa de aquecer água e cozinhar refeições em campings e ambientes outdoor.

Segundo o seu fabricante tem como principais características oferecer simplicidade, facilidade de uso e eficiência no aquecimento de água e alimentos durante a prática de atividades de natureza.

O produto é comercializado em forma de kit composto por um queimador, uma mini panela com tampa, copo, anel de fluxo e uma base estabilizada (tripé estabilizador) com 4 pernas. Ao todo o equipamento, sem o botijão de gás que é vendido separadamente, pesa 400 g.

fogareiro-Jetboil-Sol-7

O Teste

O fogareiro Jetboil Sol foi testado durante um final de semana no Pico dos Marins com clima frio (temperatura de 5 a0ºC) e vento forte (aproximadamente 50 km/h).

O equipamento foi utilizado para preparar um jantar para 2 pessoas, utilizando um panela externa, e um pacote de macarrão.

Foi utilizado ainda para esquentar água para o café, durante o desjejum, com temperaturas perto dos 0ºC.

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao campismo como lenços de papel, água corrente e sabão neutro. Mesmo após chegar em casa não foi colocado em máquina de lavar louça.

O fogareiro Jetboil Sol foi transportado sempre dentro de mochilas junto a equipamentos de camping.

fogareiro-Jetboil-Sol-2

Prós

  • Tampa do recipiente permite beber
  • Performance de aquecimento
  • Economia de combustível
  • Isolamento térmico em neoprene

Contras

  • Fragilidade do ascendedor
  • Preço final ao consumidor

Notas

  • Qualidade de Material: 5,0  
  • Acabamento: 5,0
  • Design: 5,0 
  • Ergonomia: 5,0 
  • Facilidade de Limpeza: 3,0
  • Relação peso x volume: 5,0 
  • Relação custo x benefício: 4,0
  • Nota Final: 4,57

fogareiro-Jetboil-Sol-6

Opinião

O fogareiro Jetboil Sol agradou bastante durante os testes, além de impressionar pelo seu rendimento.

É um kit composto por peças feitas em materiais de alta qualidade a onde todas as partes encaixam perfeitamente oferecendo segurança e longa vida útil do produto, mostrando bom projeto de design pela empresa fabricante. Durante o teste permitiu cozinhar dentro do avanço da barraca com segurança.

O “anel de fluxo” do queimador, que também pode ser chamado de “serpentina”, é o diferencial do produto pois durante os testes mostrou cumprir o que promete : o fogareiro realmente aquece muito rápido e oferece segurança até para cozinhar dentro do avanço de uma barraca. Quando testado o Jetboil Sol aqueceu água para café em menos de 2 minutos, mesmo com clima perto de 0ºC. Uma boa performance de chama foi alcançada quando foi utilizado sem o copo, quando esquentou o macarrão e molho quando a temperatura estava despencando do lado externo da barraca,

O isolamento do copo permite manusear o recipiente aquecido sem queimar a mão, ao mesmo tempo que mantém a temperatura dos alimentos. Porém uma observação deve ser feita: o fogareiro  Jetboil Sol requer limpeza criteriosa após o uso, as vezes mancha com bebidas e comida.

No próprio isolamento possui um indicador de temperatura muito eficiente e útil, especialmente para climas frios.

Um outro ponto positivo do kit é o estabilizador para a base do botijão de gás que mesmo sendo usado com uma frigideira, e uma panela grande, ofereceu excelente estabilidade ao conjunto.

O sistema de acendimento automático merece uma observação : Ele é um relativamente frágil e pode entortar dentro da mochila o que impede o funcionamento, por isso não é recomendavel colocar nada externo ao kit dentro do recipiente na hora de guarda-lo. Este tipo de fragilidade obriga com que o campista tenha sempre um fósforo ou isqueiro sempre à mão.

fogareiro-Jetboil-Sol-1

O kit inclui também uma tampa plástica que permite beber direito da panela sem queimar a boca ou vazar que se assemelha muito às utilizadas em cafeterias americanas. Assim, dependendo da maneira que café foi preparado, dispensa o uso de caneca.

Um outro ponto a levar em conta é o preço final ao consumidor no Brasil : para um kit de uso pessoal é necessário um investimento elevado. Mesmo com um preço acima dos concorrentes deve levar em consideração que é um produto de extrema qualidade.

O produto é indicado para praticantes de todos os níveis de campismo, sendo altamente indicado para práticas de alta montanha e campings com temperaturas baixas e ventos extremos.

fogareiro-Jetboil-Sol-4

fogareiro-Jetboil-Sol-5

fogareiro-Jetboil-Sol-3

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.