Avaliação da Mochila Crampon 68 – Trilhas e Rumos

MochilaCrampon1

A mochila crampon 68 da marca brasileira Trilhas e Rumos tem como objetivo ser uma alternativa viável a trekkeiros, escaladores e mochileiros em geral.

Segundo o seu fabricante as principais características da mochila são a resistência e qualidade dos materiais, qualidade no acabamento além de ser um excelente custo benefício para quem está procurando um produto com boa qualidade e preço compatível com a realidade.

O Teste

MochilaCrampon3A mochila foi testada prioritariamente com materiais de escalada e com sua lotação máxima em todas as oportunidades.

Nesta opção de carga ficou próximo de 30kg.

O produto foi usado em escaladas em Minas Gerais, Serra da Mantiqueira e Rio de Janeiro, sempre utilizando o máximo de material de escalada possível para aferir sua resistência a peso excessivo.

Foi ainda testada em dois trekkings de baixa dificuldade, com algumas subidas íngremes, enfrentando terreno úmido e por vezes lamacento.

A mochila foi sempre transportado em porta-malas de carros e ônibus, nunca ficando longe do uso corriqueiro de que um mochileiro faria uso.

O produto não chegou a ser transportado em aviões.

A mochila não foi lavada com produtos químicos, apenas com pano úmido e ficou durante o processo de secagem à sombra.

Em uma ocasião foi carregada somente com roupas e sacos de dormir, para que fosse feito o teste de estabilidade e equilíbrio.

Prós

  • Materiais de boa qualidade
  • Boa capacidade de carga
  • Peso próprio da mochila vazia

Contras

  • Zipper apresenta fragilidade
  • Estabilidade durante subidas íngremes

Notas

  • Qualidade de material: 4,00 
  • Acabamento: 4 
  • Design: 3,0 
  • Relação Peso x volume: 4,50 
  • Relação custo x benefício: 3,50 
  • Nota final: 3,8 

Opinião

MochilaCrampon2A mochila crampom 68 da marca trilhas e rumos mostrou-se bastante versátil durante todos os testes realizados.

O detalhe de haver uma pequena mochila acoplada por zíperes no corpo frontal da mochila mostrou-se de grande praticidade, e seguramente irá agradar o público mochileiro.

A leveza do peso próprio da mochila também agradou, facilitando a vida de quem planeja “mochilar”e realizar muitas compras ao longo da viagem.

Um ponto a se melhorar em futuras versões do produto é a qualidade dos zíperes, principalmente os das partes externas e que são mais suscetíveis à abrasao e ação de chuvas eventuais.

Os zíperes são visivelmente mais frágeis se compararmos com a robustez dos outros materiais da mochila e por isso passa forte sensação de que seria o primeiro item a se desgastar com o tempo de uso.

Um outro ponto que poderia ser revisto pelo fabricante é o desenho das costas e seu  acolchoamento, junto com a  estabilidade das alcas da mochila, que apresentaram pouca estabilidade sobretudo em subidas íngremes e com peso.

A qualidade do material em geral merece destaque, sendo visivelmente resistente à abrasão e não restando dúvida de que possui durabilidade razoável ao longo do tempo.

A mochila é altamente recomendada para o público mochileiro, especialmente aquele que planeja realizar a viagem em ambientes predominantemente urbanos.

O público montanhista e escalador é recomendado para níveis iniciantes a intermediários os quais não enfrentarão terrenos de inclinação muito forte.

MochilaCrampon5 MochilaCrampon6 MochilaCrampon7

There is one comment

  1. Leo Pedrucci

    Particularmente acho a mochila bem estável quando ajustada corretamente e o design me agrada bastante, ao contrário de outras marcas. A relação custo-benefício também foi um fator decisivo qdo optei por esse modelo, visto que paguei 377,00 à vista em julho de 2015 e mesmo pesquisando muito, não encontrei nada semelhante nessa faixa de preço. Na minha opinião, daria nota 4 e 5 nas categorias design e custo-benefício, respectivamente. Valeu pelo review!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.