A mochila crampon 68 da marca brasileira Trilhas e Rumos tem como objetivo ser uma alternativa viável a trekkeiros, escaladores e mochileiros em geral.
Segundo o seu fabricante as principais características da mochila são a resistência e qualidade dos materiais, qualidade no acabamento além de ser um excelente custo benefício para quem está procurando um produto com boa qualidade e preço compatível com a realidade.
O Teste
A mochila foi testada prioritariamente com materiais de escalada e com sua lotação máxima em todas as oportunidades.
Nesta opção de carga ficou próximo de 30kg.
O produto foi usado em escaladas em Minas Gerais, Serra da Mantiqueira e Rio de Janeiro, sempre utilizando o máximo de material de escalada possível para aferir sua resistência a peso excessivo.
Foi ainda testada em dois trekkings de baixa dificuldade, com algumas subidas íngremes, enfrentando terreno úmido e por vezes lamacento.
A mochila foi sempre transportado em porta-malas de carros e ônibus, nunca ficando longe do uso corriqueiro de que um mochileiro faria uso.
O produto não chegou a ser transportado em aviões.
A mochila não foi lavada com produtos químicos, apenas com pano úmido e ficou durante o processo de secagem à sombra.
Em uma ocasião foi carregada somente com roupas e sacos de dormir, para que fosse feito o teste de estabilidade e equilíbrio.
Prós
- Materiais de boa qualidade
- Boa capacidade de carga
- Peso próprio da mochila vazia
Contras
- Zipper apresenta fragilidade
- Estabilidade durante subidas íngremes
Notas
- Qualidade de material: 4,00
- Acabamento: 4
- Design: 3,0
- Relação Peso x volume: 4,50
- Relação custo x benefício: 3,50
- Nota final: 3,8
Opinião
A mochila crampom 68 da marca trilhas e rumos mostrou-se bastante versátil durante todos os testes realizados.
O detalhe de haver uma pequena mochila acoplada por zíperes no corpo frontal da mochila mostrou-se de grande praticidade, e seguramente irá agradar o público mochileiro.
A leveza do peso próprio da mochila também agradou, facilitando a vida de quem planeja “mochilar”e realizar muitas compras ao longo da viagem.
Um ponto a se melhorar em futuras versões do produto é a qualidade dos zíperes, principalmente os das partes externas e que são mais suscetíveis à abrasao e ação de chuvas eventuais.
Os zíperes são visivelmente mais frágeis se compararmos com a robustez dos outros materiais da mochila e por isso passa forte sensação de que seria o primeiro item a se desgastar com o tempo de uso.
Um outro ponto que poderia ser revisto pelo fabricante é o desenho das costas e seu acolchoamento, junto com a estabilidade das alcas da mochila, que apresentaram pouca estabilidade sobretudo em subidas íngremes e com peso.
A qualidade do material em geral merece destaque, sendo visivelmente resistente à abrasão e não restando dúvida de que possui durabilidade razoável ao longo do tempo.
A mochila é altamente recomendada para o público mochileiro, especialmente aquele que planeja realizar a viagem em ambientes predominantemente urbanos.
O público montanhista e escalador é recomendado para níveis iniciantes a intermediários os quais não enfrentarão terrenos de inclinação muito forte.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Particularmente acho a mochila bem estável quando ajustada corretamente e o design me agrada bastante, ao contrário de outras marcas. A relação custo-benefício também foi um fator decisivo qdo optei por esse modelo, visto que paguei 377,00 à vista em julho de 2015 e mesmo pesquisando muito, não encontrei nada semelhante nessa faixa de preço. Na minha opinião, daria nota 4 e 5 nas categorias design e custo-benefício, respectivamente. Valeu pelo review!