Avaliação curativo espuma macia – Betaplast

O curativo de espuma macia Betaplast tem como principal objetivo proteger feridas, como esfolados e arranhões, e absorver as secreções.

Segundo seu fabricante o produto ajuda na aceleração da cicatrização absorvendo secreções e desta maneira promovendo um ambiente com umidade ideal sem grudar na ferida e até diminuir cicatrizes.

O produto é indicado também para atletas, pois não atrapalha os movimentos do corpo. Ele pode ser encontrado em farmácias em todo o país e é comercializado em diferentes embalagens (pequeno, meio, normal ou mix) e tamanhos de curativos.

curativo_betaplast_band_2

O Teste

O curativo Betaplast Band foi utilizado em duas ocasiões, em feridas nas mãos provocadas na prática de exercícios de barras comuns na prática de Crossfit (pull ups e toes to bar). Todos os treinos realizados eram de alta intensidade com poucas atividades de força de isometria.

Na primeira ocasião foi apenas uma ferida leve mas na segunda haviam duas feridas na mesma mão, bem profundas e doloridas.

curativo_betaplast_band_5

Mesmo que este tipo de feridas não tem muita secreção,foi escolhido modelo “espuma macia” para evitar a dor no momento de tirar, pois este tipo de ferida é muito dolorida.

Todos os testes, realizados durante o período de cicatrização, foram utilizados o diferentes tamanhos de curativos.

O curativo espuma macia foi aplicado sempre logo após a limpeza e higienização do ferimento.

curativo_betaplast_band_6

Prós

  • Flexibilidade
  • Qualidade da cola
  • Proteção
  • Qualidade do material

Contra

  • Rasga nos treinos

Notas

  • Qualidade de Material: 3,0 
  • Acabamento: 5,00
  • Design: 4,0
  • Ergonomia: 5,0
  • Facilidade de Limpeza após uso: 5,0
  • Elasticidade : 5,0
  • Relação custo x benefício: 3,0
  • Nota Final: 3,57

Opinião

O curativo espuma macia Betaplast causou boa impressão durante os testes aos quais foi submetido. O ponto forte do produto é sem dúvida a elasticidade, pois mesmo usando na palma da mão (local de aguda contração e extensão) não atrapalhou os movimentos. Mesmo durante o trabalho normal no computador o curativo resistiu significativamente.

A cola é de muito boa qualidade e não fica grudada na pele quando o curativo é retirado (não deixa aquela “meleca”), e o pouco resto que fica sai com muita facilidade com uma simples lavagem.

curativo_betaplast_band_4

Oferece boa proteção das feridas, incluso as mais doloridas e tem uma boa resistência à água, por exemplo resiste bem um banho.

Um outro ponto positivo do espuma macia é a sua facilidade de aplicação assim como a sua retirada da embalagem. Durante alguma emergência em ambiente outdoor este tipo de característica é fundamental.

Vale observar que há um ponto importante a melhorar : o espuma macia não resiste após o uso básico durante os treinos. Quando foi testado nesta situação rasgou na primeira pegada na barra. Um segundo teste foi realizado, desta vez com luvas e foi quando aguentou grande parte do treino, mas não na atividade de barras.

Quando utilizado em atividades cotidianas, especialmente no trabalho, o espuma macia aguenta muito bem por 3 dias mesmo com banhos constantes e lavagem de louças.

curativo após treinar com luva

curativo após treinar com luva

O tempo de cicatrização varia muito de uma pessoa a outra e por isso é difícil mensurar. Mas durante o seu uso foi notório que o espuma macia ajudou bastante no processo de cicatrização porque a ferida fechou bem sem a utilização de cremes cicatrizantes.

O equipamento é altamente indicado para estojos de primeiros socorros em academias e atividades outdoor especialmente trekking de travessias, escaladas tradicionais e viagens internacionais. Pelo alto rendimento que o produto demonstrou é item obrigatório em estojo de primeiros socorros em abrigos de montanha.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.