Avaliação capacete Simond Light II

O capacete Simond Light II tem como objetivo oferecer segurança, conforto e versatilidade ao escalador, alpinista e espeleólogo.

Segundo o seu fabricante, o capacete não deve ser utilizado para outros esportes mecânicos, como skate ou ciclismo, pois o produto foi projetado para acidentes de escalada e montanhismo.

O capacete Simond Light II possui ventilação de 12 furos, 5 de cada lado, 1 à frente, 1 atrás, e pesa aproximadamente 285 g (no tamanho G)

O teste

O capacete Simond Light II foi testado extensivamente em várias situações de escalada, sendo utilizado prioritariamente nas modalidades esportiva e tradicional.

Foi testado durante vários dias de escaladas esportivas na região de Pedro Lepoldo-MG (Lapa do Seu Antão) com temperatura elevada, em torno de 30° e baixa umidade relativa do ar.

O capacete foi testado também em escaladas tradicionais de várias enfiadas em São Bento do Sapucaí-SP sob sol e temperatura amena. Durante a trilha de acesso ao local de escalada o capacete foi transportado na parte exterior da mochila.

Durante um dos testes em São Bento do Sapucaí enfrentou chuva fraca ao final da escalada.

Nas viagens o capacete foi transportado sempre dentro da mochila junto a vários equipamentos de escalada e vestimentas. O equipamento somente foi limpo utilizando pano úmido, nunca com produtos de limpeza, nem foi deixado ao sol. O capacete foi usado tanto para escalada como para dar segurança.

Importante também lembrar que o capacete Simond Light II satisfaz todas as normas europeias EN1249, por isso este teste se limita a conforto, estética, durabilidade e transporte do capacete. Isso porque é uma avaliação do usuário e não um teste de laboratório, que deve ser realizado somente por empresas credenciadas por órgãos internacionais.

Prós

  • Leveza
  • Ventilação
  • Design
  • Custo x veneficio

Contras

  • Estabilidade
  • Sistema de ajuste

Notas

  • Qualidade de material: 3,0
  • Acabamento: 5,0
  • Design: 4,0
  • Ergonomia: 3,0
  • Relação Peso x volume: 4,0
  • Relação custo x benefício: 4,5
  • Nota final: 3.91

Opinião

Por ser o capacete essencial para a segurança do praticante de escalada, mesmo negligenciado por muitos escaladores, o uso do equipamento foi testado extensivamente. Apesar de incômodo no início, em pouco tempo o usuário se acostuma, especialmente se o equipamento for de qualidade.

Por isso mesmo que o capacete Simond Light II agradou bastante durante os testes realizados, todos em locais de escalada. Para uma bateria de testes que contemplasse as necessidades do escalador brasileiro, foi utilizado em uma escalada tradicional na Serra da Mantiqueira e em dias de escalada esportiva na região da Lapinha-MG.

O que mais agradou foi a leveza, tanto para transportar na mochila como na hora de usar.

Mesmo quando houve vento forte o capacete não produziu barulho e ofereceu conforto razoável. Durante o uso em dias com calor intenso, baixa umidade relativa do ar, o capacete não produziu nenhum desconforto ou sufocamento.

O produto sempre se comportou como um produto de qualidade, a ventilação foi eficiente, mesmo em escaladas no sol e calor. O que mais impressionou foi sua leveza, tanto durante a escalada, quanto no momento de carregá-lo na mochila.

O sistema de travas, embutidos na superfície do equipamento, para segurar a headlamp também foi eficiente e não comprometeu a escalada.

Um detalhe que poderia ser melhorado no equipamento, em futuras versões, é o sistema de ajuste ao tamanho da cabeça do usuário. Este sistema mostrou-se difícil ajeitar suas fitas e a roda de ajuste da cabeça poderia ser mais precisa. Durante a escalada foi necessário várias revisões no ajuste, o que incomodou um pouco.

O capacete Simond Light II é um produto indicado ao público que procura um produto de qualidade com boa relação de custo benefício e leveza.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.