Avaliação calça Quandary – Patagonia

A calça Quandary da marca americana Patagonia tem como objetivo garantir versatilidade e conforto em atividades outdoor como escalada, trekking, hiking, trilhas e travessias.

Segundo o seu fabricante a calça é durável, confortável e se adapta a todo tipo de situações. A calça é feita de nylon de 94% / 6% de spandex (elastano) com um acabamento DWR (repelente à água) e proteção solar solar de 50+.

O Teste

A calça Quandary foi testada em várias atividades de escaladas, trekking, hiking e passeios urbanos em uma viagem de 30 dias por diferentes lugares perto de Santiago no Chile. O equipamento foi utilizado em escaladas esportivas e trekkings em diferentes setores do Cajon del Maipo no Chile com clima quente, seco e ensolarado.

Foi utilizada em escaladas na Falésia Paraíso no estado de São Paulo, durante o verão com clima muito quente (temperatura na casa dos 32°C) e úmido. A calça também foi exigida em rochas abrasivas durante a atividade em escaladas que demandavam entalamentos.

A calça Quandary foi utilizada ainda em diversos trekkings e hikings que variaram de 10 a 30 km.

O equipamento foi testado em diversas vezes para dormir em barraca dentro de sacos de dormir, durante noites frias que tiveram temperaturas mínimas próximas a 5°C e quentes com máximas de 20°C.

A calça Quandary foi transportada sempre em mochilas junto com outros equipamentos de camping e escalada. Durante os testes o equipamento foi lavado à mão, sem a utilização de máquina lavar ou serviços de lavanderia. Não houve contato com nenhum produto químico para a lavagem.

O produto, entretanto, não foi testado em temperaturas abaixo de 0°C, nem em trekkings de alta montanha. De acordo com as especificações do fabricante, a calça não foi fabricada para este tipo de atividade.

Prós

  • Respirabilidade
  • Relação peso x volume
  • Conforto
  • Caimento e corte
  • Zíper nos bolsos
  • Qualidade dos materiais

Contras

  • Na cor clara suja fácil

Notas

  • Qualidade do tecido : 5.0
  • Acabamento : 5.0
  • Design : 5.0
  • Conforto : 5.0
  • Relação peso x volume: 5.0
  • Relação custo x benefício: 5.0
  • Nota final: 5.00

Opinião

A calça Quandary causou excelente impressão durante os testes. Um dos pontos fortes do produto seguramente é, sem dúvida, o conforto, tanto pelo corte como pela qualidade, elasticidade e respirabilidade do tecido.

O tecido é suave ao toque e ao mesmo tempo muito resistente à abrasão, mesmo após escalar e lavar várias vezes não deu sinais de desgaste. A respirabilidade do tecido mostrou-se muito eficiente, sobretudo nos dias mais quentes e em caminhadas ao sol a calça ofereceu conforto absoluto. A diferença entre a calça Quandary e os produtos vendidos no Brasil (incluindo de marcas importadas) foi gigante.

Não somente a qualidade de materiais se destacou, pois a questão de design do produto mostrou estar muito acima de seus concorrentes. O corte e caimento se adaptam muito bem ao corpo feminino, pois não fica caindo nem apertando a cintura. A calça Quandary tem uma elasticidade adequada e efetivamente facilita os movimentos, sobretudo para a escalada.

O aspecto estético o produto também se destaca, pois além de tudo isso é muito bonita, dando um visual menos “quadrado”, valorizando o corpo do usuário. Por ser discreta, com design acima da média dos fabricantes de calças para esta atividade, o produto também pode ser usado no dia a dia.

Durante a noite foi possível dormir com a calça e sentir relativo conforto. Mesmo dentro do saco de dormir não sufocou nem atrapalhou os movimentos, mostrando-se ideal também para travessias longas como Serra Fina ou Travessia Petrópolis-Terezópolis.

Um outro ponto a se destacar na calça Quandary é o detalhe das pernas que se enrolam para deixar a calça mais curta, ideal para escalar ou entrar em alguma água.

O produto possui bolsos com zíper de boa qualidade e tamanho, conseguindo servir para que guarde objetos comuns aos praticantes de trekking, como celular, GPS e outros equipamentos. Entretanto vale uma observação: O modelo testado foi numa cor clara que dependendo do uso suja-se facilmente.

Quem for adquirir seria interessante considerar cores mais escuras. Mesmo com a observação de que incorpora sujeira em sua superfície facilmente, o produto é muito fácil de lavar incluso na mão.

A calça Quandary é um produto de alta qualidade, recomendado para usuários de todos os níveis e que promete ter alta durabilidade. Uma das coisas que mais chamou a atenção foi o quão distante era em relação aos concorrentes, sejam nacionais ou importados, em quesitos como design, caimento, material e, claro, funcionalidade.

Arrisco a dizer que talvez seja dos produtos de melhor qualidades que testei até o momento, deixando marcas importadas concorrentes (especialmente dos EUA) em um patamar muito abaixo.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.