Avaliação Cadeirinha Aerada – Conquista

Cadeirinha_Aerada9

A Cadeirinha Aerada (baudrier) da marca brasileira Conquista tem como objetivo oferecer segurança e conforto ao escalador durante escaladas, com leveza e durabilidade.

Segundo o seu fabricante foi projetada para grandes paredes, conquistas de vias e escalada alpina, unindo de forma eficiente, conforto e baixo peso.

O Teste

O equipamento foi testado em dois tipos de rocha defendentes: calcário e granito.

A cadeirinha foi utilizada em vias de graduação mediana (6º a 7º brasileiros) na sua maioria em vias esportivas.

As vias esportivas variaram de 8 a 25 metros de altura, com 4 a 12 proteções.Cadeirinha_Aerada7

Foi testada em uma escalada tradicional de várias cordadas na Pedra da Ana Chata, com temperatura amena e ausência de chuva.

A cadeirinha não foi utilizada para escaladas com proteções móveis.

Para fins de testes, fui utilizada tanto em top rope, quanto em vias guiadas com pequenas quedas (vacas) para averiguar questões de conforto e ergonomia do produto.

A cadeirinha foi transportada em mochilas junto com outros equipamentos de escalada, como normalmente é feito.

O produto não foi lavado em máquina de lavar, apenas deixada à sombra para secar o suor.

Prós

  • Leveza
  • Conforto
  • Tamanho
  • Qualidade dos materiais

Contras

  • Ajuste trabalhoso
  • Tamanho das alças do Rack e anéis frontais

Notas

  • Qualidade de Material: 4,50 
  • Acabamento: 4,50
  • Design: 3,0 
  • Ergonomia: 4,0  
  • Facilidade de Limpeza: 5,0  
  • Relação Peso x volume: 4,5  
  • Relação custo x benefício: 4,0 
  • Nota Final: 4,21

Opinião

Cadeirinha_Aerada6A Cadeirinha Aerada da marca Conquista causou boa impressão durante todos os testes realizados no produto.

Ficou evidente a preocupação da marca em realizar um produto com qualidade de exportação que possa competir com marcas internacionais.

Com acabamento superior, e uma evidente preocupação maior com a ergonomia a Cadeirinha Aerada agradou bastante durante os testes pelo conforto oferecido.

Utilizando em movimentos que exigiam pés altos, uso do calcanhar abertura grande de pernas e outros movimentos de amplitude não atrapalhou a movimentação.

O que chamou a atenção foi o tamanho da abertura das alças laterais do rack e dos anéis frontais pela sua circunferência reduzida, que causou incômodo pela limitação de quantidade de costuras no rack.

Cadeirinha_Aerada1

No anel frontal usando uma corda de 9.8mm, o espaço fica limitado e delicado para o uso de uma solteira que fica disputando lugar com o loop, detalhe este que pode causar  incômodo no momento de desequipar vias esportivas ou ficar nas paradas em vias tradicionais.

O ajuste da cadeirinha também não é simples, apesar de ser bem eficiente dando sensação de conforto e segurança quando finalizado.

Por não ter um ajuste muito simplificado, pode causar confusão a iniciantes e alunos de escalada.

O que chamou atenção positivamente foi a questão do uso da Cadeirinha Aerada de maneira mais justa (que não é recomendado) e que rapidamente incomoda o usuário, sendo eficiente para que o equipamento seja utilizado corretamente.

O produto é muito indicado a escaladores (de todos os níveis) que procuram um produto versátil e de boa qualidade, especialmente a quem faz uso constante do equipamento.

Cadeirinha_Aerada10

Cadeirinha_Aerada8

Cadeirinha_Aerada5

Cadeirinha_Aerada4

Cadeirinha_Aerada2

Cadeirinha_Aerada3

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.