Avaliação botas X ULTRA MID GTX – Salomon

As botas X ULTRA MID GTX da marca Salomon tem como  objetivo oferecer estabilidade e segurança em trekkings e caminhadas, além de ser à prova d’água.

Segundo o seu fabricante as botas X ULTRA MID GTX são 100% impermeáveis e respiráveis, sendo recomendadas para atividades na natureza como longas caminhadas, trilhas e passeios em ambientes de montanha.

O equipamento possui peso aproximado de 470 g, e sistema de impermeabilização GoreTex, e solado em borracha própria da marca.

botas-X-ULTRA-MID-GTX-2

O Teste

A bota X-Ultra foi testada intensamente em condições  para as que foi projetada, tanto com clima quente e seco como também úmido e com chuva.

Na maioria dos testes realizados foram utilizadas meias de caminhadas apropriadas para o uso das botas, e em apenas uma oportunidade foram utilizadas meias de algodão comumente encontradas em supermercado.

A bota X-Ultra foi utilizada em caminhadas na Serra da Mantiqueira, em um trekking de média dificuldade, de aproximadamente 5 km sob temperatura amena de aproximadamente 24ºC.

Foi testada também em um trekking de baixa dificuldade no Pico do Jaraguá na  cidade de São Paulo, no qual foi percorrida uma distância de 3 km sob temperatura de aproximadamente 26ºC.

Foi utilizada em um dia de escalada esportiva em Pindamonhangaba, performando trilhas curtas porém ingrimes, mas não houve caminhadas longas. Nestes dias de escalada foi verificado o grau de dificuldade de calçar e tirar as botas a todo momento.

Foram utilizadas ainda em jornadas de escalada esportiva em Minas Gerais com clima quente e seco.

As botas foram utilizadas também em passeios urbanos e em parques municipais na cidade de São Paulo-SP, Lagoa Santa-SP e Belo Horizonte-MG.

Durante todas as travessias de córregos e veios de água, a bota foi parcialmente submergida para que fosse aferida a impermeabilidade do produto.

O equipamento foi testado tanto em terreno com terra, trapiches de madeira e solo com cascalho durante as caminhadas.

As botas foram limpas apenas utilizando peno úmido, e deixadas para secar em lugar fresco e longe do calor.

botas-X-ULTRA-MID-GTX-6

Prós

  • Travamento do tornozelo
  • Impermeabilidade
  • Respirabilidade
  • Design
  • Acabamentos

Contras

  • Borracha do solado muito macia
  • Cadarço solta com relativa facilidade

Notas

  • Qualidade de Material: 5,0  
  • Acabamento: 5,0 
  • Design: 4,5
  • Ergonomia: 5,0  
  • Facilidade de Limpeza: 5,0 
  • Relação Peso x volume: 4,0 
  • Relação custo x benefício: 3,0
  • Nota Final: 4,5 

Opinião

As botas X ULTRA MID GTX causaram boa impressão nos testes realizados.

A robustez do calçado deu boa sensação de segurança inclusive em terrenos íngremes.

A impermeabilidade do calçado agradou muito, o modelo possui tecnologia Gore-tex, e mostrou-se eficiente, especialmente na hora de atravessar por córregos ou andar na chuva.

A bota X-Ultra tem um visual robusto que pode parecer muito “bruta” à primeira vista, mas é muito confortável e leve, não afetando os joelhos nas trilhas.

O travamento do tornozelo provou ser eficiente, tanto nas subidas íngremes, quando em pequenas corridas em trilhas.

Um outro detalhe que agradou muito foi a ponteira reforçada, que além de garantir longevidade ao produto (pois evita o desgaste), protege os dedos do usuário.

botas-X-ULTRA-MID-GTX-1

Pelo desempenho mostrado durante as avaliações, as botas X ULTRA MID GTX parecem ser indicadas para quem deseja adquirir um produto com boa longevidade, pois o equipamento é feito com materiais de muito boa qualidade além de possuir um acabamento impecável.

Durante o uso em clima quente e seco mostrou-se ter bom desempenho na respirabilidade deixando os pés secos em todo momento, e também não causou sufocamento por conta do calor.

As botas X ULTRA MID GTX são feitas com materiais resistente, porém macios, que oferecem conforto desde o primeiro uso, e mesmo já a utilizando extensivamente sem um prévio amaciamento não houve ocorrência de bolhas ou calos.

Vale lembrar que as botas não são para ser usadas em alta montanha.

O produto é recomendado para praticantes de atividades outdoor de todos os níveis.

Para pessoas que estão planejando realizar trilhas longas, e até mesmo peregrinações como o Caminho de Santiago na Espanha, ou até mesmo o Caminho da Fé no Brasil, é o produto mais indicado.

botas-X-ULTRA-MID-GTX-4

botas-X-ULTRA-MID-GTX-5

botas-X-ULTRA-MID-GTX-3

Apoio:

Banner-Blog-esacalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.