Avaliação Barraca Apolo – Guepardo

 A pedidos, a avaliação da barraca Apolo da marca Guepardo foi reformulada. O produto foi um dos primeiros a serem avaliados, e por isso não contava com o nível de detalhamento que há agora no site. Portanto atualizamos o artigo, assim como faremos gradativamente com outros produtos.

Apolo_Guepardo1A barraca Apolo da marca Guepardo tem como objetivo ser um produto versátil para os uso em país tropical, e para usuários que procuram excelente custo benefício para uma barraca de 3 pessoas.

Segundo o seu fabricante tem como principal característica estabilidade a ventos, boa resistência a chuva moderada e espaço interno.

O Teste

A barraca Apolo da marca Guepardo foi testada na maior amplitude de situações possíveis, e até mesmo em lugares para os quais sofreu uma prova severa da natureza.Apolo_Guepardo2

O produto foi utilizado por diversos campings na Serra da Mantiqueira, tendo enfrentado desde frio de 4º em uma madrugada de geada, até mesmo calor de 32º quando utilizada no verão.

Foi testada durante uma viagem à Patagônia argentina , sendo utilizada em Piedra Parada/La Buitrera, El Bolsón, Bariloche, Esquel e Parque Nacional Los Alerces.

Apolo_Guepardo3Na Patagônia foi submetida a ventos fortes de até 50km/h contastes, e chuva rápida, porém intensa.

O produto foi carregado sempre em mochilas, tendo viajado pelos mais diversos transportes como avião, ônibus intermunicipal e automóvel, junto a outros produtos e bagagem.

A barraca foi limpa somente com pano úmido, sem a utilização de produtos químicos e sempre guardada seca, nunca molhada.

Todas as vezes que foi armada, a barraca foi tensionada ao máximo, para que a água da chuva não acumulasse em suas paredes.

Prós

  • Facilidade de montagem
  • Capacidade de pessoas
  • Preço
  • Versatilidade
  • Estabilidade a ventos

Contras

  • Durabilidade do material
  • Fragilidade da bolsa de carregamento
  • Ausência de manual de instruções
  • Peso

Notas

  • Qualidade de material : 3.0
  • Acabamento : 3.5
  • Design : 4.0
  • Ergonomia : 4.5 
  • Relação Peso x volume: 3.5
  • Relação custo x benefício: 4.0
  • Nota final: 3,75

Opinião

Apolo_Guepardo4A barraca Apolo da marca guepardo agradou positivamente durante todos os testes a que foi submetida.

Mesmo sob uma grande carga de provas, quando viajou à Patagônia passou pelos testes de maneira irrepreensível.

A observação fica por conta da durabilidade a médio prazo do produto, que com o tempo passou por um processo de “desintegração” devido ao uso intenso.

Apolo_Guepardo5Algumas das varetas de sustentação começaram a rachar, mesmo em uso comum e sob tensão baixa, e algumas costuras a ceder.

Todo este processo de desgaste foi, claro, devido a um uso intenso em uma viagem de 40 dias pela Patagônia com chuva e ventos consideráveis, além de um uso frequente aos fins de semana por mais 4 meses.

Portanto um ponto que poderia ser trabalhado de maneira em futuras versões do produto é a sua durabilidade a médio e longo prazo.Apolo_Guepardo6

Pelo comportamento da barraca durante todos os testes se mostrou uma excelente opção para iniciantes e até mesmo usuários intermediários.

Pelos materiais utilizados não é uma barraca para expedições de alta montanha, nem foi projetada para isso, e deve ser encarada como um produto para uso de 3 estações.

Para pessoas que pretendem realizar expedições, a procura por barracas deve começar por 4 estações.

There are 2 comments

  1. Luiz do Carmo

    Olá eu tenho uma barraca dessa e me sinto na obrigação de falar de algumas coisas que não foram ditas na avaliação e outras que eu discordo apesar de citadas aqui. A primeira é o quesito acabamento, as costuras da barraca se mostraram fracas e algumas já vieram descosturando de fábrica. A outra é em relação ao zíper. Apesar de no vídeo-avaliação, ser dito que o zíper é bem macio, esse foi um problema que eu tive desde o primeiro dia em que usei a barraca. a todo momento o zíper emperrava e agora com o tempo ele passou a abrir… Para alguém que está começando a acampar a Apollo tem um ótimo custo benefício, no entanto se o seu perfil é de uso contínuo e em situações extremas, nem preciso dizer que existem marcas bem melhores.

    1. Luciano Fernandes

      Luiz

      No modelo avaliado, não foram apresentados os problemas descritos por você, por isso não constam na avaliação. O que aconteceu conosco foi o desgaste acentuado das varetas e cvosturas do avanço.

      As única fragilidade que foi encontrada estava na bolsa, que se rompeu no primeiro uso.

      Curiosamente o ziper do avanço, assim como das portas não apresentaram problema.

      O que sugiro que faça é que entre em contato com a empresa e faça esta reclamação, pois o modelo testado por mim (e foi um teste extensivo) estes problemas não foram apresentados.

      Abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.