Autoridades chilenas encontram novo desenho em Torres del Paine

A Corporación Nacional Forestal do Chile (Conaf) comunicou que foi encontrado um novo desenho em uma rocha dentro do Parque Nacional Torres del Paine. Este é o segundo caso de pichações em menos de um mês.

A italiana Elisa Sandrini, foi detida na semana passada por pintar uma rocha após realizar uma escalada. A prática de pinturas em rochas é considerada vandalismo e, mesmo com tinta laváveis, pode danificar o meio ambiente.

Na ocasião da prisão da italiana, o superintendente do Parque Josè Linnebrink lembrou que, nos últimos nove anos, 87 visitantes foram expulsos da reserva. Apenas um em cada dez é chileno.

A pintura com “tintas laváveis” em um dos locais do parque chileno e foi exibida em uma rede social. Mas a polícia flagrou um turista tentando apagar uma segunda imagem, levando a acreditar que não foi apenas um desenho realizado.

Outro turista italiano

O turista surpreendido por guardas florestais do Parque Torres del Paine tentando apagar uma segunda pintura sobre uma rocha, é de origem italiana. A região das pinturas é a mesma da primeira pintura.

O homem está registrado no mesmo grupo de escaladores o qual Elisa Sandrini pertence. Além disso, o turista italiano não tinha permissão para entrar no complexo, pois a autorização solicitada expirou em 31 de dezembro, e foi expulso do parque.

As autoridades chilenas acreditam que estava caminhando para fora das trilhas demarcadas, o que também é ilegal de acordo com as regras do parque.

“Acredito que ele estava tentando alterar a situação e ajudar sua parceira para que não restasse mais nenhum vestígio. Quando o pegamos apagando outro desenho. Provavelmente eles fizeram mais de um desenho”, disse o superintendente do local.

Como a rocha estava úmida e a tinta era dissolvível em água, o desenho já tinha desaparecido quando as autoridades surpreenderam o turista italiano. Mauricio Vejar, diretor do Conaf de Magallanes, disse que a Polícia Investigativa está realizando perícia no local.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.