O Monte Olimpo é a mais alta montanha da Grécia, com 2.917 metros de altitude máxima e está situado a cerca de 100 km de distância de Salonica, a segunda maior cidade da Grécia. Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos Doze deuses do Olimpo.
Hoje, aproximadamente de 10.000 pessoas escalam o pico anualmente, embora muito menos atinjam o cume definitivo. O Monte Olimpo não é uma montanha tecnicamente difícil de alcançar.
Realizando o sonho da amiga
Ver essa foto no Instagram
O corredor de longa distância Marios Giannakou completou a corrida de sua vida nesta segunda-feira, quando escalou o topo do Monte Olimpo com sua amiga deficiente Eleftheria Tosiou nas costas.
“Não há nada mais real do que o sonho”, escreveu Giannakou no Instagram, quando chegou a Mytikas, o topo da Montanha dos Deuses, às 9h02, horário local.
Tosiou tem 22 anos e é estudante de biologia. Os dois se conheceram em setembro e a jovem expressou a Giannakou seu desejo de escalar o pico mais alto do Olimpo, uma via que o corredor já havia completado com sucesso 50 vezes. Mas a quinquagésima primeira seria a mais especial para ele.
Ver essa foto no Instagram
Pouco antes de subir ao topo, Giannakou disse: “Com a Eleftheria, tentaremos subir na próxima semana (início de outubro) até o pico mais alto da Grécia, carregando-a nas costas com uma mochila especialmente modificada”.
Eleftheria estava amarrada a uma mochila especialmente modificada que Giannakou usou nas costas durante a escalada, que demorou mais de 10 horas. Junto de uma equipe de apoio de oito membros, a dupla chegou a um refúgio a 2.400 m, onde passaram a noite anterior à partida às 06:00 desta segunda-feira para Mytikas, o pico mais alto do Monte Olimpo.
O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis parabenizou os dois por meio de um bate-papo online com o corredor e a jovem, que está estudando na Universidade Aristotélica de Thessaloniki. A conversa foi realizada enquanto ainda estavam em um abrigo durante a descida.