Atividade de montanha ajuda na formação escolar?

Atividade de montanha ajuda na formação escolar? A saber, a última edição da Conferência Ciência e Montanha, realizada nos dias 7 e 8 de maio de 2022 em Salamanca, deu especial ênfase à adaptação das atividades de montanha na grade curricular de ensino escolar.

Num esporte onde se pode despertar o desejo de desbravar, conquistar e superar objetivos, introduzir esta pode trazer muito know-how para as novas gerações.

Atividade de montanha ajuda na formação escolar?

Foto destaque: Divulgação/Joseph Guerrero/Unsplash

Foto destaque: Joseph Guerrero/Unsplash

Foi-se o tempo em que seres mitológicos e inacessíveis aos seres humanos habitavam nas montanhas. Uma crença antiga, mas que serve de motivação para tornar a próxima geração em seres humanos mais capazes, ademais para frente é que se anda.

Num esporte onde se pode despertar o desejo de desbravar, conquistar e superar objetivos, introduzir esta pode trazer muito know-how para as novas gerações.

As áreas FEDME versadas na colaboração e na abordagem social estão empenhadas no aumento significativo dessas atividades como extracurriculares, em qualquer nível de escolaridade.

E esta se encaixa bem no ideal, pois entende-se as extracurriculares como abertura dos centros educacionais em seu ambiente. Isto é, buscando a formação integral dos alunos, ampliando seu horizonte cultural e preparação para a inserção na sociedade como um cidadão melhor capacitado.

Enfim, o objetivo é contribuir e ajudar os organizadores educacionais a realizar uma atividade extracurricular que ampliem conhecimentos, competências e valores dos alunos, pois, eventualmente, estes serão os novos gestores do mundo.

Uma educação melhor

Foto destaque: Divulgação/Robert Collins/Unsplash

Foto destaque: Robert Collins/Unsplash

Mesmo que num primeiro momento os discentes não conquistem um pico, escalar uma montanha pode despertar a vontade de vencer dificuldades, além de ter mais força para encarar as adversidades da vida. Isso não é ótimo? Introduzir este ambiente desde jovem, e quanto mais novo melhor, é muito positivo. Até porque, estudos científicos comprovam que crianças tem maior capacidade de aprendizado que adultos.

Logo, ter esse know-how inserido desde pequeno (a), só aumentam as chances das próximas gerações melhorarem a convivência e saúde do planeta. Antes de tudo, a formação de uma grande nação e melhor desenvolvida tem base primeiro na educação. Além do mais, um diferencial específico na atividade de montanha é aproximar o ser humano da natureza. A saber, fauna, flora local, entre outros; tudo isso os jovens/adultos obtém contato ao longo do percurso dessas atividades.

Por fim, alguns entusiastas desta implementação na grade curricular ainda destacam habilidades claras que jovens podem desenvolver numa eventual adesão desta atividade extracurricular. Confira:

  • Físicas: força, resistência, flexibilidade, etc.
  • Psicológicas: concentração, motivação, medo, planejamento, etc.
  • Coordenação motora: habilidades de coordenação e técnica.
  • Conhecimentos básicos da natureza: clima, proteção, equipamentos de sobrevivência, tipos de rochas, etc.

Foto destaque: S&B Vonlanthen/Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.