Associação anuncia reabertura da Serra Fina para trekkings

Por meio de um comunicado publicado em uma rede social, a A Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF) anunciou que o acesso ao complexo de trilhas da Serra Fina será reaberto em maio próximo. A APSF no comunicado deixou claro que, a partir da data de 1/05/2022, o acesso passará a ser controlado através de portarias localizadas na Toca do Lobo e no Paiolinho, em Passa Quatro-MG, e na Nativa Serra Fina, em Itamonte-MG.

De acordo com a associação os novos controles de acesso que serão implementados “visam proteger as cristas da Mantiqueira em todo o maciço da Serra Fina contra o turismo desordenado e irresponsável, que causava impactos potenciais neste ecossistema frágil e raro”.

Ainda de acordo com a APSF “a visitação desordenada ao longo destes anos culminou em um incêndio criminoso, ocorrido no mês de Julho de 2020, que devastou cerca de 600 hectares do maciço da Serra Fina, atingindo a base do Pico da Pedra da Mina e seu entorno em ambos os lados, mineiro e paulista, causando um prejuízo incalculável, como a perda da biodiversidade e outras consequências”. A título de referência, 600 hectares equivalem a quase a área equivalente a dois Parques do Ibirapuera (São Paulo) ou 15% do Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro), o maior parque em área urbana do Brasil.

Portanto, a partir de maio será exigido por parte de todos os visitantes o cumprimento de uma série de regras e normas, que passarão a ser obrigatórias, a partir da reabertura da visitação.

Todas as regras foram estabelecidas, em grande parte, com base nas Diretrizes para Boas Práticas de Uso Turístico das Cristas da Mantiqueira, elaborado pelo CT Montanha – CONAPAM (Conselho Consultivo da APA Serra da Mantiqueira), instância consultiva instituída originalmente pela Portaria ICMBio nº49/04 – N, de 07 de maio de 2004. O CONAPAM é um colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura de gestão da Área de Proteção da Serra da Mantiqueira (APASM).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @apsf.serrafina

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.