Foi realizado no último final de semana no Chile, o V° Festival de Cine Montaña Lo Valdés e Primeiro Concurso de Cortos de Montaña.
Neste festival houve a opção do público eleger o filme preferido.
O grande vencedor desta edição foi o “Los monos tambien flotan” , sobre uma expedição náutica pela costa do país.
O filme de fotografia belíssima e edição primorosa merece ser visto por quem aprecia um bom filme outdoor.
Uma observação deve ser feita: o número de produções de qualidade que vem sendo realizadas no Chile.
O país possui dois festivais de filmes de montanha de relevância, o que tem contribuido, e muito, para que as produções vem amadurecendo a passos largos.
Para mais detalhes do festival: http://chileclimbers.cl/2013/04/17/el-favorito-del-publico-video-completo-de-los-monos-tambien-flotan-de-pancho-herrera/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.