O ano de 2020 ficará conhecido como aquele que todos foram obrigados a usar máscaras para praticar exercício. Por conta deste tipo de obrigação, várias marcas esportivas estão lançando seus modelos. A japonesa ASICS é mais uma destas marcas que desenvolveu um produto voltado para o público de corrida.
Em uma pesquisa, oito em cada dez praticantes regulares de exercícios físicos disseram à empresa japonesa que consideravam as máscaras padrão desconfortáveis ao correr, mas mais da metade prefere usar uma capa facial durante o exercício.
A ASICS apresentou nesta semana sua máscara (tecnicamente chamada de cobertura facial) para corredores chamando-a de “revolucionária” que usa respiradouros especiais, resfriando a respiração dos corredores e permite, inclusive, que o usuário beba água.
Para atividades de alto rendimento, como os treitentos intensos, as máscaras podem ser consideradas bem problemáticas. Dependendo do material, elas podem absorver o suor e ficar quentes e úmidos, principalmente durante a corrida. A ASICS afirma que uma equipe de “cientistas de renome mundial” ajudou a criar uma solução: a Runners Face Cover.
Prometida para estar disponível ao público em meados de setembro, a Runners Face Cover custará em torno de US$ 45,00 (R$ 233,28) tem “saídas de ar estrategicamente posicionadas” e um design especial que a ASICS diz criar mais espaço dentro da máscara para promover mais respirabilidade. Além do mais, de acordo com o comunicado à imprensa, a máscara também permite que os corredores bebam água enquanto correm e ajuda a reduzir o risco de insolação ao resfriar o ar que respira.
As saídas de ar estão localizadas na parte inferior para minimizar o risco de propagação de gotículas. Possui cabos ajustáveis com presilhas de trava que envolvem as orelhas e atrás da cabeça, projetados para manter a máscara o mais segura possível durante o exercício.
Os designers usaram um material antibacteriano de secagem rápida, repelente à água, lavável e fabricado com 31% de material reciclado. Isso porque a ASICS tem sua própria entidade de pesquisa esportiva: ASICS Institute of Sport Science (ISS). Lá, segundo a marca, uma equipe de cientistas trabalhou para projetar a máscara para resolver os principais problemas que os corredores enfrentam enquanto usavam uma.
Para saber mais e se inscrever para atualizações do ASICS Runners Face Cover: https://www.asics.com

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.