Asanas, Pranayama e meditação para escalada

A maioria das práticas de Yoga trazem para a classe: Asanas, ou posturas, Pranayamas, ou técnicas de respiração e Meditação.

Com tantas modalidades de Yoga disponíveis hoje, o aspirante pode até mesmo escolher uma classe onde o foco é bem maior no físico do que no desenvolvimento da respiração e meditação.

Mas ainda assim, está claro que trabalhar apenas o corpo físico não vem da tradição do Yoga, onde o trabalho corporal e de respiração são práticas preparatórias para a meditação.

asanas_yoga

Esta última objetiva o aquietamento das ondas mentais propiciando ao aluno maior estabilidade emocional, decisões mais acertadas com o propósito de vida de cada um e diminuição do estado de ansiedade para se dizer apenas o mínimo.

E voltando ao nosso bate papo inicial, na escalada esta estabilidade emocional propicia visão e controle corporal para encarar um 6.000 ou um 11a

Asanas

Asana é uma postura firme e confortável (Patanjali, sutra 46, II).

Ilustração: http://www.humanecology.com.au/

Ilustração: http://www.humanecology.com.au/

A sequência de Asanas na prática de Yoga visa trabalhar a concentração do aluno, fazer com que ele abstraia de suas atividades diárias e comece a perceber seu Eu, isolado do mundo à sua volta.

Orientações como “deixe seus problemas logo ali fora da sala” são comuns, onde instrutores de Yoga dão ênfase na necessidade de concentração para uma boa prática.

Como conseqüência, o aluno começa a obter resultados positivos e crescentes nos alongamentos, tempo de permanência em cada postura, força corporal e consciência do movimento x limitações x respeito ao corpo.

Importante mencionar que a variedade de Asanas pode ser pouca, e muitas vezes pensamos ou queremos “avançar” mais e mais na prática….este é um claro resultado do ego querendo sobrepor o lado físico ao energético.

Tenha sempre em mente que o trabalho do Yoga é como um todo, físico, mental e energético.

Não tente fazer com que sua prática Yogue seja meramente física.

Entre um pouco mais e conheça a si mesmo.

Você com certeza poderá tomar decisões mais acertadamente daqui pra frente.

Pranayamas

Foto: www.bodhiyoga.net.au

Foto: www.bodhiyoga.net.au

Pranayamas são exercícios para regulação da respiração.

  • Prana = energia vital,
  • Ayama = extender.

Praticando pranayamas o aluno obtém diversos benefícios: redução de seu metabolismo e consequentemente das ondas mentais e confusas e aumento da absorção de sua energia vital.

Obviamente quando começamos a falar sobre prana paira no ar aquela eterna dúvida: Mas o que é isto mesmo!??

Simplificando, prana é o ar que respiramos carregado de energia e nutre o corpo físico e espiritual.

Dentro das diversas técnicas de Pranayama, o puraka (inalar), khumbaka (reter) e rechaka (expirar totalmente) aumentam a capacidade pulmonar e, com a prática constante, aluno já começa a trabalhar nisto até mesmo fora da aula de Yoga.

Por exemplo, em um move difícil ou se você já está totalmente bombado em uma via muito atlética, o controle da respiração é algo bastante útil.

Concentrando ao máximo, você intui para dentro do seu ser ao respirar e praticar, ondas energéticas benéficas, e as traz conscientemente para seu corpo.

Meditação

A meditação é praticada por diversos povos e não necessariamente vem associada a uma religião.

Povos antigos como egípcios, hindus e tibetanos já faziam desta prática o caminho para a contemplação e desenvolvimento pessoal.

Ela é uma prática tão antiga que alguns historiadores a remetem ao início da humanidade.

Ao meditar, você percebe alguns “insights” que na confusão do dia-a-dia ficam perdidos.

Normalmente, ao final de uma aula de yoga o professor da uma meditação guiada, onde com prática o aluno poderá aumentar o tempo de meditação e persistência para fazer sozinho posteriormente.

Recentemente fui a uma palestra de um swami que mencionava (talvez até desestimulando..) a prática de meditação.

Ora, se vivemos em uma sociedade onde tudo se torna urgente, daí a maior necessidade desta prática.

Evidente que as dificuldades serão grandes, mas a cada dia de prática de meditação o aluno consegue perceber que as interferências de seus pensamentos diminuem enquanto a capacidade de extrair da mente tais pensamentos aumenta (Vivekananda).

Isto significa entrar em um estado de meditação profunda dando ao ser a capacidade de percepção de suas necessidades.

Gosto muito de algumas frases….falar sobre Yoga é diferente de viver o Yoga.

Assim como Steve Hagen coloca: “Meditação não é algo sobre criar uma nova sensação. Meditação é sobre consciência, sobre acordar para a realidade.”

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.